quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

100 anos de Noticias de Gouveia... e José de Almeida Motta.


Hoje 12 de Fevereiro, não poderíamos deixar de escrever sobre  um património local, o Notícias de Gouveia. Um carinho especial que todos nós temos embrenhados neste que é o meio de informação de Gouveia. Cem anos é um marco histórico, ao alcance de poucos meios de comunicação. Este jornal é uma referência no distrito da Guarda. É graças ao trabalho incessante da equipa deste jornal que este marco histórico é atingível. Num concelho no interior, com todas as dificuldades económicas inerentes é possível editar um jornal para todo o mundo.
Mas falar de Notícias de Gouveia, para além dos intervenientes de hoje, será preciso falar de um interveniente que em muito orgulhará os Gouveenses. Para muitos também ele um ilustre ao nível de Cardeal Mendes Belo, Abel Manta, Vergílio Ferreira, entre outros.  Fará a 4 de Abril do presente ano 120 anos do seu nascimento, José de Almeida Motta. 
Ligado à fundação do Notícias de Gouveia, dirigiu e foi editor a partir de 1917. Para ele o Notícias de Gouveia era tudo mas ainda tinha a capacidade de se desdobrar nas mais variadas actividades locais do concelho, sobretudo nas associações de Gouveia. Foi actor e encenador do Teatro "Grupo Arte de Palma", fez parte da Tuna Gouveense, pertenceu aos Bombeiros Voluntários de Gouveia, foi filarmónico da Sociedade Euterpe, Provedor da Misericórdia e está ligado à fundação da Casa do Concelho de Gouveia. Um homem dinâmico, frontal e irreverente, explanou toda a sua capacidade na escrita de um jornal que hoje celebra o seu centenário. Está ligado ao projecto da Escola Industrial de Gouveia. A sua escrita no jornal era também de aproveitamento aos sonhos e às desilusões da sua Gouveia. Hoje, também ele está de parabéns... Parabéns Notícias de Gouveia!!

Sem comentários: