sábado, 4 de janeiro de 2014

A partida de um herói.


Uma das ou a doença mais temida pelo Ser Humano levou-nos um Homem que poucos como ele existirá. A história e o tempo o colocará ao patamar dos mais ilustres gouveenses que há memória, não será presunção colocá-lo juntamente a Abel Manta, Vergílio Ferreira, Botto Machado e outros. Conhecido por ser o "pai" da Água da Serra da Estrela, a sua vida foi mais que uma marca. A sua veia empreendedora constituiu como poucos na região uma referência nos negócios e na sociedade. Tinha dentro de si um pendor grandioso no associativismo, não é por isso de estranhar o seu envolvimento e ajuda a inúmeras associações. Gouveia ficou mais pobre, é preciso colocar ao serviço do seio local todas as referências que este nos legou. Temos conhecimento que dedicou estes últimos meses da sua vida a escrever um livro, ficamos na esperança que este saia à "rua", é preciso embeber-nos nas palavras deixadas por este herói, cuja experiência terá muito a nos instruir.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Girabolhos: Uma barragem, um projecto, um futuro e...Gouveia (Parte1)


Iremos aqui abordar a barragem de Girabolhos, neste e seguintes artigos irá ser explanado aquilo que já consideraram ser o maior investimento no interior do país nos últimos 50 anos. Iremos abordar o que já se passou e o que ainda virá, mas sobretudo em que moldes Gouveia se situa neste projecto. 
Falar da futura barragem de Girabolhos é falar do imprevisível, é falar de burocracia, é falar de incerteza. Mas, a barragem de Girabolhos "nasce" em 2007, já se passaram 6 anos, mais precisamente a 7 de Dezembro de 2007 quando o então Ministro do Ambiente, Nuno Correia, era primeiro-ministro José Sócrates, apresentou o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Eléctrico. Ora este programa visava definir prioridades relativamente aos aproveitamentos hidroeléctricos para o período 2007 - 2020. O objectivo passava por atingir uma meta de capacidade instalada de 7000 MW por forma a cumprir os objectivos do governo socialista de então em obter energia de origem renovável até 2020, a dependência de energia vinda do "exterior" e baixar as emissões de CO2.
Com a chegada da crise económica e o novo governo de Passos Coelho, do pacote inicial de dez centrais, que foi objecto a concurso público, duas acabaram por não conseguir atrair quaisquer investidores, ao passo que as restantes ( duas), acabariam por cair à posteriori. Uma por questões ambientais e outra, a cargo da EDP também caiu por "terra", restando apenas seis barragens na contagem final.
Voltando a Girabolhos, a empresa espanhola Endesa ganha o concurso no rio Mondego e assina a adjudicação provisória em 2008. Esperava iniciar a construção em 2011, mas é certo que 2014 será o ano do começo, as expropriações já começaram.
A barragem abrange os concelhos de Gouveia, Seia, Mangualde e Nelas, tinha em 2008 uma previsão de investimento de 357 Milhões de Euros, mas hoje ascendem aos 500 Milhões de Euros, que segundo dizem sem um único cêntimo de dinheiro público ou fundo comunitário. O contrato com o Estado Português é por 65 anos e prevê a capacidade de produção de 355 MegaWatts correspondente a pouco mais de 250 mil famílias. 
CONTINUA...