sábado, 12 de outubro de 2013

125 anos do nascimento de um ilustre gouveense.


Mestre Abel Manta nasceu precisamente à 125 anos, foi a 12 de Outubro de 1888. Nascia um ilustre Gouveense, que foi ícone da pintura moderna, na primeira metade do século XX. Abel Manta sai de Gouveia muito novo aos 16 anos, rumo a Lisboa, para dois anos mais tarde se matricular na Escola de Belas Artes. Em 1919 ruma a Paris e contacta com os principais pintores à época, o impressionismo de Cézanne mas também o naturalismo acompanharão o resto da sua vida enquanto pintor. 
Regressa a Lisboa, em 1925, em 1928 nasce o seu filho João Abel Manta e estabelece-se como professor na Escola Decorativa António Arroio até 1958. 
É condecorado pelo Presidente da República Ramalho Eanes em 1979, com a Comenda da Ordem de Santiago e Espada, prémio que premeia artistas, escritores e área cientifica.
Na cidade de Gouveia existe um Museu com o seu nome onde existem uma vintena de obras da sua autoria.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Repartição de Finanças de Gouveia resiste e irá manter-se aberta ao público.


Quem avança é o Diário de Notícias, numa lista divulgada pelo matutino lisboeta , a repartição de finanças de Gouveia está entre as eleitas a continuar a funcionar, partilhando com mais três concelhos do distrito da Guarda a manutenção dos serviços. Gouveia, Seia, Guarda e Sabugal, segundo este meio de comunicação continuam de portas abertas, verificam-se o fecho de todas as outras repartições, em Manteigas, Aguiar da Beira, Mêda, Pinhel , Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Fornos de Algodres e Celorico da Beira. Esta decisão entra na recente reorganização administrativa do território, tendo entrado em vigor com o diploma publicado em Diário da República no passado dia 2 de Outubro.