sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Momento de reflexão


É chegado o momento de reflectir e neste domingo exercer um direito e uma obrigação que assume a todos nós. É porventura a "arma" mais poderosa que está ao nosso alcance, escolher o destino de quem governa o município onde residimos. A política e os políticos andam pela rua da amargura, a descrença é enorme em relação à classe política. O país vive dias difíceis, a crise que nos assola é culpa de quem nos tem governado ao longo de quase quarenta anos. Pagamos hoje os erros de um passado recente, do gasto excessivo a acima da riqueza  produzida. Claudicou-se gerações futuras com decisões incongruentes que só serviram quem do poder se serviu para atingir os seus objectivos.
Depois das arruadas, comícios, beijos e abraços, é dado o  momento de escolher, nem que seja o voto em branco, não deixa de ser uma possibilidade ao eleitor. Certo é que, quem nos tem governado nos últimos anos é a abstenção, ela tem sido significativa, em muitos actos eleitorais superior, autenticas maiorias absolutas. É por esta razão que devemos clarificar nas urnas a verdadeira democracia, sejamos nós a decidir o que pretendemos e quem pretendemos.

domingo, 22 de setembro de 2013

Programas eleitorais ... finalmente!


A precisamente uma semana de ir às urnas, dois dos principais candidatos à presidência do município de Gouveia, finalmente disponibilizaram as suas propostas de candidatura...finalmente, porque é incompreensível como nos dia de hoje e com o forte impacto por parte do mundo Web, apenas a uma semana surge o respectivo programa. Quase sobre pressão de uma "rolha" de garrafa de vinho foi possível a publicação, isto depois de o mundo blogue e redes sociais colocarem em causa os candidatos.
Em Portugal continua-se a efectuar política pela "linda cara" dos candidatos, deixando de lado a substância, que são as propostas de cada um. Nem sempre por trás de um bom homem, estão excelentes propostas.
Quem olha para os programas do candidato socialista e da coligação de direita nota bastantes aspectos em comum, embora hajam dissonâncias próprias, na verdade há proposta que parecem ter saído duma mesma conferência, senão vejamos. As requalificações do Mercado Municipal e da Cerca são dois projectos que fazem parte das duas listas, o primeiro, já vem tarde, sobretudo para o social-democrata que esteve perto de 12 anos ligado à governação de Álvaro Amaro.A Cerca é novidade,  porque Álvaro Amaro sempre esteve de costas voltadas a esse local mítico. Há mais pontos em comum como por exemplo a proposta de fixação de jovens, os socialistas referem « alivio da carga fiscal e facilidades na construção da primeira habitação como incentivo à natalidade», já a candidatura de Luís Tadeu refere «apoio à fixação de jovens na aquisição ou construção da habitação própria através de redução taxas municipais», até parece que as duas orquestras tocaram em conjunto e com as mesmas notas musicais. O turismo tem um ponto em comum, ambas querem dar ímpeto à marca Gouveia, «criação de centro de registo e certificação», referem os socialistas, a coligação di-lo de outra forma mas a música é parecida, « certificação local; Desenvolvimento de Marca aglutinadora»

A candidatura de Armando Almeida quer dar voz à população, traz um conceito já bastante utilizado pelos municípios socialistas que é o orçamento participativo, o candidato refere «...vontade expressa pelos cidadãos deve ser respeitada...». O programa sustenta-se em quatro chavões: Saúde e Acção Social; Ambiente e Ordenamento do Território; Educação, Desporto e Cultura; Gestão Autárquica. O socialista refere que quer a conclusão integral da estrada natural da Serra com ligação a Manteigas, Guarda e Celorico da Beira, não esqueceu Girabolhos e tem intenção de efectuar um levantamento ao espólio existente, que ficará submerso com na nova barragem. A nível do turismo considera importante a adesão de localidades do concelho ao programa " Aldeias de Montanha" que já foi lançado por município vizinho, bem como um programa de promoção de Gouveia como destino turístico-cultural, intitulado de Destination Management Destination. Ao nível empresarial de incentivo às empresas, a candidatura frisa a importância de atenuar a carga fiscal e um tal programa de co-working para jovens empresários de apoio ao investimento e à criação do primeiro emprego. No campo social, olhando para os mais velhos os socialistas avançam com uma unidade de apoio móvel para percorrer todas as localidades do concelho. Por fim uma nota para antiga fábrica dos Belinos, os socialistas querem uma requalificação onde a água e os têxteis sejam conceitos aglutinadores ao espaço, o que confere um quadro cultural-turístico ao espaço.

A candidatura de Luís Tadeu tem na sua base o seguinte conceito «Esta candidatura assumirá uma clara prioridade nas políticas focalizadas nas pessoas, ao invés nas infraestruturas, pelo que importa reforçar a coesão territorial e social». A candidatura rege-se pelos seguintes eixos: Desenvolvimento Económico e Emprego, Coesão Social, Educação e Cultura, Juventude Desporto Ambiente, Planeamento e Ordenamento do Território, Gestão Autárquica. No campo da economia e emprego, o candidato propõe-se a combater a desertificação do mundo rural com um conjunto de programas de modo a impulsionar o emprego e o investimento com programa de balcão de apoio ao investimento, bolsa de emprego, um programa que se intitula Loja da Empresa e ainda Gouveia StartUP, um programa de disponibilização de espaços  físicos para comércio e industria. A criação de um voucher intitulado de "Gouveia Gift" e deslocação da feira semanal para um local com melhores condições são as propostas substanciais ao nível do comércio. No campo social o caminho é aquele que ao longo do tempo tem sido o percurso da governação até aqui, a Loja Social, apoio à natalidade e o programa jovem,os materiais escolares, com um reforço por parte do candidato neste programa. No campo do turismo surge a proposta do Centro de BTT que já não é novidade, mas também uma Escola de Montanha, para que a população possa usufruir do espaço de montanha e a possa contemplar. Surge de igual forma a proposta de construção de um Rocódromo (escalada). Na cultura o candidato compromete-se a requalificar o Teatro-Cine, a Biblioteca Vergílio Ferreira e o Museu Abel Manta. Ao nível das infraestruturas o candidato quer continuar o programa de regeneração urbana, requalificação do edificado no centro da cidade de Gouveia. Quer ainda a requalificação de algumas estradas municipais que até aqui não foram alvo de intervenção e sobretudo quer ligação à A25 e que Gouveia faça parte dos traçados do IC7/IC6. Para finalizar a lista de Luís Tadeu pretende fazer da antiga fábrica dos Belinos um Pavilhão Multiusos.

Esta foi uma análise a "retalho" numa primeira leitura às proposta dos dois candidatos que merece por parte dos eleitores uma leitura mais pormenorizada em: