sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dois homens, duas freguesias...um só lugar


A Reforma Administrativa levada a cabo pelo governo em final do ano passado fez unir as duas freguesias da cidade de Gouveia. Esta União das Freguesias de Gouveia, constituída pelas Freguesias de S.Pedro e S.Julião traz cariz de curiosidade às próximas eleições autárquicas, que aliás estão aí à porta. A política corre pela água da amargura, a descrença da população em quem governa é demais evidente, ainda assim este "combate" político é dos mais interessantes no concelho de Gouveia. Primeiro porque a partir de agora, há apenas um lugar para estes dois homens, segundo porque as duas freguesias são verdadeiros bastiões da cor política de cada um. A Freguesia de S.Pedro tem sido nas últimas quatro eleições autárquicas, socialista, enquanto que a vizinha S.Julião tem por igual período sido bastião social-democrata.
João Amaro é o candidato socialista, falou-se em tempos da sua possível candidatura à Câmara. Chegou a anunciar a sua não recandidatura à Junta de Freguesia, mas algumas semanas depois veio anunciar a sua recandidatura. José Maria é candidato com o apoio dos sociais-democratas e do CDS, tem ganho popularidade, o "alfacinha" entre os serranos.  Ambos estão a cumprir o segundo mandato à frente das respectivas juntas de freguesia.
Olhando para números, ciência exacta, constatamos que a freguesia de S.Pedro tinha em 2009 , por ocasião das eleições autárquicas , 2127 inscritos e a Junta de Freguesia de S. Julião 1475 inscritos. Facilmente entendemos que os socialistas poderão estar em vantagem, até porque João Amaro capitalizou 819 votos contra 425 do PSD. Já José Maria capitalizou 477 votos contra 352 do PS, em S. Julião. Tudo isto somado, no panorama da União de Freguesias de Gouveia, daria 1171 votos para os socialistas e 902 votos para aliança PSD-CDS. A Abstenção nas duas freguesia é bastante similar, verificando-se entre os 33% e os 36%, haverá aqui na eventualidade, 144 votos a conquistar em ambas as freguesias, o que poderá ter importância nas contas finais. 
José Maria parece vir ligeiramente atrás, pouco, mas vem. A conjuntura do país poderá não ajudar nesta "corrida". Já João Amaro para cimentar a sua posição terá de ganhar votos em S. Julião, esse será o seu maior desafio.
José Maria tem amanhã dia importante com o lançamento da sua candidatura, no Jardim da Ribeira, onde mais uma vez procura-se a juventude como âncora da candidatura, imagem de marca que Álvaro Amaro efectuou nas três corridas autárquicas que ganhou em Gouveia.