domingo, 14 de julho de 2013

Aveiro "comanda" destino da Serra da Estrela.

Quando em 2011 a 7ª Maravilha da Gastronomia premiou o Queijo da Serra da Estrela que geograficamente ia do Parque Natural da Serra da Estrela até à costa da Ria de Aveiro, longe se estava a pensar no fim integral do Turismo Serra da Estrela e sobretudo falar em Turismo do Centro, mas há coincidências, que, se não são, são pura ilusão. À época aqui escrevemos ,sobre a "aberração" que fora, tal concurso considerar que existiria ovelha Bordaleira à beira da Ria de Aveiro.  De lá para cá foi extinto o Turismo Serra da Estrela, que também aqui não deixámos de considerar estapafúrdio, enquanto extinção integral do organismo, cuja marca era bastante forte.
Saiu na passada segunda-feira em Diário da República os estatutos deste novo organismo, Turismo do Centro, que vai absorver várias regiões de turismo, entre elas a Serra da Estrela. Este organismo vai "operar" a partir de Aveiro, onde será sede do executivo. Apenas presidente e vice-presidente terão direito a vencimento, tudo o resto trabalha de borla(?!), inclusive não haverá lugar a despesas de representação. Serão constituídas sub-delegações entre elas, claro está a Serra da Estrela, que segundo se fala por corredores, poderá ficar sediada na cidade da Guarda.
Esta (des)centralização cada vez mais longe do "epicentro" da Serra da Estrela, depois da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, também ela ir-se juntar ao Pinhal Interior/Beira Interior, é cada vez mais questionável. Que instrumentos os municípios serranos terão para se promover? No meio desta "sal-ganhada" que verbas lhes serão atribuídas? As oportunidades serão equitativas a todos? Qual o futuro para esta região?...cada vez mais entregue a si mesma...sem "muletas".