sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Montra de Gouveia na ExpoSerra a 1;2 e 3 de Fevereiro


Nos próximos dias 1 2 e 3 de Fevereiro realiza-se mais uma edição da ExpoSerra, a ter lugar no espaço do antigo Bellinos, num espaço com 3500m2 que irá ser composto por cem expositores, onde se poderá encontrar os produtos locais. O municipio fala em "notoriedade" do certame face à afluência de inscrições para expositores. Restaurantes, artesãos, empresas e produtores farão parte de uma feira que se quer afirmar regionalmente. A optimização dos recursos locais, o envolvimento da sociedade local são os predicados para a promoção das tradições e aumentar atratividade comercial. Este projecto é iniciativa do municipio de Gouveia com apoio do programa PROVERE.

A "queda" de um candidato e nova "argolada"


Se existiam dúvidas ou alento de alguns "Amaristas", Carlos Peixoto, deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo da Guarda, "queimou" a sua possível candidatura às próximas eleições autarquicas como candidato à CM de Gouveia. O artigo escrito para o Jornal I no passado dia 10 de Janeiro está envolto de polémica e alvo de duras críticas nas redes sociais. A frase da discórdia é quando o mesmo escreve "A nossa pátria foi contaminada com a já conhecida peste grisalha." Refere-se à população de idade avançada, o texto acaba por não ser novidade, transporta a problemática da natalidade para referir o tal EStado Social que todos tentam debater e refletir. Mas o mesmo  vai mais longe, fala em "O resultado só pode ser assustador" refere-se à substituição de gerações que Há mais de vinte anos  não existe, ao qual remata "Assustador porque desafia a nacionalidade portuguesa".
O texto não tem caído bem por aí,alguns com colunas em jornais nacionais diários deram tempo de antena ao texto do gouveense.
A infelicidade do artigo em alguns trechos dão pouca margem de manobra, até porque o jovem político tinha em Gouveia algum prestígio, e para alguns eleitores viam-no como futuro candidato ao municipio de Gouveia. Ora a esta hora estará Luís Tadeu bem mais descansado pois a sua candidatura é cada vez mais uma certeza.
 


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Melhor concelho para viver - Lisboa lidera, Gouveia desce 108 lugares


A Universidade da Beira Interior levou a cabo no último trimestre do ano passado ,mais uma análise de Indicador Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social de Portugal 2012.
Dos resultados registaram os concelhos que melhor condições tem para se viver, na liderança aparece a capital do país, Lisboa , seguido de Porto e Albufeira, que fecha o pódio. O resultado da investigação revela que uma vez mais o fosso entre interior/litoral e Sul/Norte, que é cada vez maior. No distrito da Guarda o concelho melhor classificado é Almeida na 36ª posição, uma posição surpreendente, já que o concelho "escalou" 88 lugares relativamente a 2011. Ainda no distrito Belmonte (81º), Vila Nova de Foz Côa (82º), Manteigas (84º), bem melhor que a capital de distrito que surge na 139ª, o concelho da Guarda caíu 72 posições. No que concerne ao concelho de Gouveia, ocupa a 225ª posição, a Capital da Aventura desceu 108 lugares. No entanto, Mêda (239º), Pinhel (244º) e Celorico da Beira (247º), ficaram abaixo do concelho gouveense. Ao todo foram 308 concelhos analisados.