sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Centro Comercial Virtual Serra da Estrela...sem produtos da Serra da Estrela

Dois jovens oriundos de Oliveira do Hospital com formação em informática colocaram em práctica uma ideia, que segundo eles «fazia falta», comprar produtos da região Serra da Estrela online. Efectivamente a ideia e conceito têm pernas para andar, mas o que falta mesmo são os produtos Serra da Estrela, com excepção da Casa Matias de Seia, mais nenhuma empresa do distrito da Guarda se encontra no Centro Comercial Virtual, sobretudo do eixo Seia - Manteigas-Gouveia e Fornos de Algodres. É caso para perguntar até onde vai esta Serra da Estrela? É que o site tem empresas sobretudo da Beira Serra e até da Lousã. É importante não banalizar aquilo que ainda é necessário preservar, as entidades competentes parecem não se preocupar com situações tão simples mas tão importantes, o genuíno será sempre o produto vendável, corremos o risco de qualquer dia mencionar Coimbra como Serra da Estrela.  http://www.regional-innovation.com/

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Agregação de freguesias...faltou coragem!!


A Assembleia Municipal chumbou no passado dia 26 a proposta da Unidade Técnica (UTRAT) relativamente à agregação de freguesias. Presidentes de junta envolveram-se numa revolta contra a proposta cuja força garantida pela governação do municipio. Sabemos que esta reforma administrativa levada a cabo por este governo não fará nem trará beneficios ao Estado e criará ainda um maior fosso ao interior. O municipio de Gouveia revela que levará até às últimas consequências para travar a agregação das freguesias rurais, inclusivamente recorrer aos tribunais para o fazer. Faltou coragem a todos, coragem em tentar encontrar um bom senso e um caminho que nesta embrulhada de reforma administrativa pudesse ter alguns pontos positivos. A pouco mais de um ano de eleições é demais evidente que ninguém se queria comprometer, mas o caso de Freixo da Serra é crasso... não houve coragem para tirar alguma contrapartida desta embrulhada.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Feira do Livro nas Bibliotecas de Agrupamento de Escolas de Gouveia


Está a realizar-se nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Gouveia a Feira do Livro, até ao dia 7 de Dezembro. Os livros terão desconto de 10% sobre o valor da capa. Para além da exposição dos livros haverá iniciativas de leituras.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cidadania virtual aprofunda-se em Gouveia


 
As redes sociais proporcionam malefícios e benefícios, o mundo virtual com o aparecimento de páginas como Facebook tem alterado profundamente a relação das pessoas, a virtualidade tem-se sobreposto à essência da relação humana. Embora este facto, as redes sociais permitem também uma óptima forma de promoção empresarial, tem sido dos mecanismos mais eficazes e rentáveis. Também não é menos verdade que o frequente "opinar" sobre variados assuntos da actualidade, tem também dado um caracter de cidadania em várias questões e Gouveia tem tido nos últimos dias vivido o aparecimento de dois "movimentos virtuais". «Refundar Gouveia» e «Movimento Pró-Gouveia» parecem querer proporcionar uma valência que em Gouveia sempre foi deficitária. Nunca em Gouveia se assistiu a uma cidadania forte, coesa e decisiva para bem da comunidade. O individualismo tem-se sobreposto à procura de resolução dos problemas comuns, tal como acontece nos países do norte da europa onde a comunidade faz parte integrante das decisões do poder autárquico. Resta saber se estes "movimentos virtuais" conseguirão transportar para a realidade os benefícios de uma verdadeira cidadania.

Paisagens da Serra da Estrela cada vez mais apelativas ao cinema


A Serra da Estrela e os Casais de Folgosinho tornam-se "estrelas de cinema", depois de As Linhas de Welington,  O Desalinhado que surge no próximo dia 10 de Dezembro em DVD, foi também ele rodado no coração da Serra. As paisagens serranas são cada vez mais uma imagem apelativa para a sétima arte, e a prova está aí. O filme, um "trailler" de longa metragem é da autoria do "novato" Bruno Santana , natural de Leiria. A estória anda à volta de dois homens de "mundos" diferentes mas com muita coisa em comum, o mundo existencial é fonte principal deste filme. O filme teve o apoio de empresários locais e da própria junta de freguesia.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Primeiro candidato às eleições autárquicas em Gouveia já é conhecido


O nome é Francisco Rafael dos Santos Ribeiro Torres, empresário, natural de Viseu a residir em Fornos de Algodres. É duputado na Assembleia Muncipal daquele municipio pelo CDS/PP e agora oficialmente anunciou a sua candidatura à Câmara de Gouveia com o apoio do Partido Popular Monarquico. A incompatibilidade com a actual direcção de concelhia dos centristas levou-o a optar por candidatar-se em Gouveia, o que lhe dá para já a imagem de "paraquedista" apesar de Gouveia não ser novidade para este viseense. Já em 1997 esteve envolvido nas autarquicas em Gouveia, quando era presidente da JC da distrital e mandatário na altura da lista de Anacleto Raimundo. O slogan de campanha é " Ajudar Gouveia, cidade onde já trabalhei", o descontentamento do eleitorado do centro-esquerda e centro-direito é o grande alvo deste candidato, onde procurará capitalizar os seus votos.