sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Álvaro Amaro presente nas comemorações do 61º aniversário da Casa do Concelho de Gouveia


A Casa do Concelho de Gouveia, com sede na Avenida Almirante Reis n.º2 em Lisboa comemora amanhã o seu 61.º aniversário. Contará neste aniversário com a presença do presidente do municipio de Gouveia, Dr. Àlvaro Amaro, que se desloca a Lisboa para estar presente nas comemorações. O actual presidente do municipio de Gouveia foi na decada de 90 dirigente da "embaixada" gouveense, nos tempos de deputado na Assembleia da República. Segundo informação obtida junto da direcção da instituição gouveense, o municipio de Lisboa associa-se de igual modo às comemorações, fazendo representar-se pela Srª Drª Helena Almeida Santos. A Sessão Solene inicia-se pelas 11h00, onde serão recordados os homens que fundaram a Casa no longínquo ano de 1951, como Dr. Alçada ou António Ferreira de Almeida. As comemorações continuarão num almoço convívio em Sete-Rios num restaurante local.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Crianças do interior sem direito ao " Panda e os Caricas"


O "Panda e os Caricas" é um programa do canal Panda, um canal direccionado para os mais novos. Programa esse que tem  levado ao gaúdio dos mais novos pelas características e íntrigas proporcionadas pelos seus intervenientes. O canal irá fazer 4 espectáculos cujas cidades são Lisboa, Guimarães, Évora e Gondomar, numa proximidade mais real junto do seu público. Um conjunto de pessoas do interior, nomeadamente do concelho de Seia levaram a efeito uma petição denominda " As crianças do interior do país também querem o festival do Panda e os Caricas". Uma clara revolta dos pais que não vêem os seus filhos com as mesmas oportunidades das crianças do litoral. Um país cada vez mais dividido e distinto. A proposta passa por tentar junto dos promotores fazer um espectáculo para  as crianças dos distritos da Guarda e Viseu. Algumas personalidade já assinaram a petição, inclusivamente o autarca senense. Se quiser fazer parte desta "luta" e associar-se assine em: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N32305

Hotel Agro-Turístico Madre d` Água é inaugurado este sábado.


Gouveia e a Serra da Estrela ganham a partir deste sábado mais uma unidade hoteleira. Esta com a particulariedade de não ser apenas mais uma unidade hoteleira mas possuí à sua volta todo um conceito vindo do meio rural. A propriedade tem 52 hectares e encontra-se em duas freguesias do concelho, Vinhó e S. Julião. É um investimento agro-turístico com exploração vitivinicola, olivicultura e ainda a produção de Queijo da Serra, assim a componente turística vai ser embrenhada na produção/comercialização de produtos oriundos da propriedade. Surgirá uma marca de vinho, uma marca de azeite e por inerência uma marca de Queijo da Serra. A inauguração está marcada para este sábado, dia 1 de Dezembro.
Fotografia: Jorge Estrela

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ruínas Romanas em Mangualde alvo de recuperação


As ruínas romanas descobertas na Quinta da Raposeira perto de Mangualde estão a ser alvo de trabalhos de recuperação e conservação.  O espólio estará à disposição dos visitantes daqui a um ano aquando da finalização dos trabalhos com um custo de 150 mil euros. Sabe-se que a Azurara (actual Mangualde) teria sido um importante ponto de passagem entre as principais cidade romanas da Península Ibérica. Oitenta por cento do valor será financiado pelo programa de fundo comunitário PRODER.

Feira de Natal com animação em Moimenta da Serra


Realiza-se este domingo, dia 2 de Dezembro a Feira de Natal com animação em Moimenta da Serra, um evento que terá várias actividades e vertentes. Para além do espírito de Natal adjacente, haverá uma divulgação de mais valias locais, nomeadamente os produtos regionais e o artesanato. Haverá lugar ainda a actividades de animação e música.

Gouveense Ricardo Morgado reeleito na Associação Académica de Coimbra


O gouveense Ricardo Morgado foi reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra com maioria absoluta num total de 3062 votos contabilizados na lista L. Terá a seu lado e o apoio de outro gouveense também eleito nestas eleições, Pedro Pacheco será presidente da Assembleia Magna.                     

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conversa de Café com Nuno Pinto: Um regresso em Montanhas d`Aventura





JH: Nuno Pinto, empresário, natural de Folgosinho, volta às suas "lides" numa região que o viu nascer e que tão bem conhece. O novo projecto tem o nome de Montanhas d`Aventura e apesar de uma altura de contracção económica e crise do país, nada demove este empresário serrano. Ei-lo aqui em conversa de café

JH: Nuno, obrigado por teres aceite o convite
JH: Depois de uma paragem, como surgiu esta “Montanhas d`Aventura”?
NP: Não foi bem uma paragem. Estive algum tempo sem fazer atividades na zona de Gouveia e aproveitei para fazer várias formações no norte do país e trabalhar em algumas empresas na zona de Braga. A Montanhas d` Aventura surgiu a pedido de algumas pessoas e, nesta perspetiva, teci diálogos com alguns parceiros que estarão dispostos a trabalhar comigo neste novo projeto.
JH: Como vai ser desdobrar entre Braga e Gouveia?
NP: A minha intenção é trabalhar nestas duas zonas diferentes do país para captar novos mercados e novas potencialidades. Tenho por finalidade o cruzar destas duas realidades, que muito têm para dar uma à outra, trazendo pessoas para a Serra da Estrela, principalmente para o concelho de Gouveia e também dar a conhecer a estas a cultura serrana.Tenciono e tenho já vindo a trabalhar com mercados e clientes anteriormente conhecidos e que mantêm confiança no meu trabalho.
O norte do país, tendo como fundo a Serra do Gerês, está a tornar-se “uma colheita que virá dar bons frutos”, na qual me tenho vindo a enquadrar. Foi neste parco conhecimento que tenho vindo a notar existir nas gentes do norte em relação à região da Serra da Estrela que me fez querer criar esta ponte entre Braga e Gouveia.
Para tudo isto, como já referi, tenho que me apoiar em parcerias que tenho vindo a estreitar.
JH:Existirá aqui uma potencialidade de intercâmbio entre as duas regiões do país?
NP: Mais do que uma possibilidade eu vejo uma necessidade de criar um intercâmbio entre estas regiões e culturas. Isto porque a região da Serra da Estrela tem a neve, gastronomia e um forte turismo de natureza e Braga tem o turismo religioso, também a gastronomia, os maiores parques de aventura da península ibérica e uma riqueza na vida selvagem proporcionada pela Serra do Gerês…
Eu vejo esta necessidade porque, contactando com ambas realidades, chego à conclusão que há um diminuto conhecimento entre as duas e que elas têm muito para dar uma à outra e às suas gentes.
JH: Que pode trazer este novo projeto ao concelho e à região?
NP: O principal objetivo é trazer gente para a região da Serra da Estrela e para o concelho de Gouveia. Daqui é que temos que partir. Vindo pessoas, elas trarão consigo a vontade de conhecer a região, claro que também deixarão aqui bastante dinheiro, no comércio local, nos alojamentos, na restauração, etc.
Mas o meu maior objetivo é deixar nas pessoas que cá venham o desejo de regressar…
JH: Acredita que há ainda um mercado para um projeto como este? 
NP: Claro que os tempos não estão fáceis, mas temos que procurar esse mercado que está nos grandes centros urbanos e, além do mais, a intenção é criar um projeto, ainda que a longo prazo, diferente dos demais já existentes.
JH:Atendendo que é um projecto de longo prazo, como vai esta empresa chegar ao cliente? Quais as armas de comunicação a adotar?
NP: Os meios de comunicação passam pela publicidade na internet, apoiado por um site e pelo facebook, e estar presente em algumas feiras no norte do pais e na zona da Galiza. Contudo, o principal objetivo é o contacto de porta a porta, a satisfação dos nossos clientes e, como já disse, o apoio em novos parceiros.
J.H: Vendo a crise e o estado do país não é um risco apostar nesta altura?
NP: A vida é feita de riscos! Este projeto tem várias fases de implementação no terreno e quando estiverem reunidas as condições iremos tentar subir mais um degrau. A crise poderá ser uma oportunidade para a Montanhas de Aventura, até porque o que pretendemos é fazer preços Low Cost.
J.H: Quais os equipamentos ou meios que já dispõem?
NP: Temos várias ideias que estão em ponderação…mas de imediato, na perspetiva da produção de eventos culturais, desportivos e de animação de espaços e também na perspetiva do aluguer de equipamentos temos já, vários insufláveis, parede de escalada com saída de slide, vário material de cordas, bunngee trampoline , paintball, equipamentos de tiro, gps, go karts a pedais, touro mecânico, equipamento de som e de karaoke, entre outros que já estão em fase de negociação. E outros virão, dependendo das necessidades…
J.H:Quem quiser chegar até vós como poderá fazê-lo?
Os nossos contactos são: TLM 910842907; na internet www.montanhasdeaventura.pt; info@montanhasdeaventura.pt  e www.facebook.com/montanhasdeaventura.

J.H:Nuno, obrigado mais uma vez, votos de sucesso para esta nova etapa, o vosso sucesso será também de igual modo , sucesso para Gouveia.