sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Turismo do Centro em destaque na próxima BTL - 2013


A Bolsa de Turismo de Lisboa, celebrará no ano de 2013, 25 anos de existência e escolheu o Turismo do Centro como "destino nacional convidado", ou seja será a região em que todos os holofotes estarão canalizados, 500m2 e um dia só de promoção do Turismo do Centro de Portugal. Esperamos que a Serra da Estrela seja bem promovida com todas suas mais valias e promotores em destaque. O Município de Gouveia falhou nos dois anos anteriores , 2011 e 2012, pelas razões já aqui referenciadas. Ousará ficar novamente de fora na maior feira de turismo nacional? A BTL 2012 teve 65 mil visitantes, menos 10 mil que em 2011 mas assistiu a um aumento de visitantes estrangeiros, uma incrementação de 11%. Esta continua a ser a maior montra do turismo nacional a par das redes sociais. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dr. Gil Barreiros nomeado director clínico na ULS da Guarda

 O Governo exonerou o conselho de administração  da ULS da Guarda hoje, liderado pela ex-deputa e ex-presidente do PSD Guarda Ana Manso. Para o seu lugar foi nomeado Vasco Lino que incluíu na sua equipa o atual presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Gouveia. Drº. Gil Barreiros, também ele natural da Covilhã, irá assumir a função de director clínico para os cuidados primários na Unidade Local de Saúde da Guarda.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novo espaço em Folgosinho...Hin`s Bar cria expectativa


Folgosinho esta sexta-feira tem novo atractivo, a inauguração do novo espaço tem-se revelado de grande expectativa e curiosidade. Desde logo uma imagem de marketing forte, jovial , monocromática, simplicidade na linguagem, transforma este acontecimento peculiar. Um fim-de-semana que promete neste novo espaço, com atractivos sexta-feira, sábado e domingo. O programa de inauguração tem "The Undercovers" na sexta-feira, a banda da Guarda abre o "palco" do Hin`s. O programa segue com Domingos Moça no sábado à noite e tarde de fados com Pedro Magina no Domingo.

Gouveenses à conquista da Associação Académica de Coimbra


São eles Ricardo Morgado e Pedro Pacheco, o primeiro é presidente da Associação Académica e recandidata-se à função, o segundo entra na lista do primeiro na "corrida" à Assembleia da Magna. Ambos jovens gouveenses, vão a escrutínio nos próximos dias 26 e 27 de Novembro e contam com duas mulheres como adversárias, Celina Villas-Boas e Alma Rivera.  É caso para dizer, filhos de peixe sabem nadar.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gouveenses na Suiça fazem donativo ao Desportivo de Gouveia

Através das redes sociais foi possível saber que alguns gouveenses a residir na Suiça fizeram donativo ao clube Desportivo de Gouveia. Ao que se apurou para além do dinheiro no valor de 420.00€, foram doadas bolas de futebol e outros artigos desportivos. Um gesto de salutar, mesmo longe, o pensamento sempre presente.

Museu da Miniatura Automóvel 5 anos depois


Museu da Miniatura Automóvel em Gouveia celebra este sábado o seu quinto aniversário. Num momento em que se regista o valor de 6000 visitantes, o museu de Gouveia irá ter no dia do seu aniversário mais uma tertúlia com o desporto automóvel como "pano" de fundo, com destaque para as presenças dos automobilistas Francisco Santos, Fernando Soares, Nuno Rodrigues da Silva e António Pinto Santos. Haverá ainda durante o dia visitas guiadas e gratuitas a grupos. O dia termina com a exibição Stockholm Lisbon Project no Teatro-Cine de Gouveia pelas 21h30.

domingo, 18 de novembro de 2012

Novo "mapa" do concelho de Gouveia à espera de decisão final

 
Tudo aponta para que esta seja a re-organização final do concelho, num total de seis uniões de freguesias. Com base no número de habitantes a UTRAT e o municipio chegaram a este mapa, apesar de várias discordâncias em sede de Assembleia Municipal. Aquela que menos teve desacordo e sempre com pernas para andar foi a união das duas freguesias da cidade de Gouveia, São Pedro e São Julião. As outra cinco uniões são: Freixo da Serra - Figueiró da Serra; Melo-Nabais; Aldeias-Mangualde da Serra; Moimenta da Serra - Vinhó; Lagarinhos - Rio Torto.
Sempre com base em números, facilmente se chegou a este fim, mas fica no ar, como irão estas uniões se organizar. O bem estar da população terá de ser primordial, a orgânica terá de ser flexível e com recursos humanos capazes a ultrapassar obstáculos. Estava-me a lembrar agora de Nabais - Nabaínhos - Melo, embora Nabaínhos anexada a Melo desde 1851, é bom não esquecer que não deixarão de ser três localidades numa só freguesia. Perfeitamente "governável", dependerá da orgânica estabelecida. Como já foi referido anteriormente, noutros artigos, associações existentes nas localidades poderão ser importantissimas ao desenvolvmento desta orgânica e capitalizar recursos. O associativismo e a união poderão ser fundamentais ao sucesso desta re-organização. 

Comunidade Intermunicipal pode ser alargada

A Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela pode ser alargada, neste momento a dita comunidade agrega três municpios que são Gouveia, Seia e Fornos de Algodres. Depois da reunião tida no passado dia 5 de Novembro, precisamente em Gouveia na preseça do Secretário de Estado da Administração Local, fica claramente a ideia do alargamento até porque é o próprio presidente do municipio de Gouveia que assim o deseja, segundo este é necessário «mais massa crítica» e também «mais espaço territorial». Ficou também desde logo assente que as doze NUT III passarão a dez numa clara vontade de re-organização territorial, isto falando na região Centro.
Posto isto é com naturalidade que os concelho de Celorico da Beira e Manteigas, poderão ser agregados à CIMSE. Resta saber se, finda que está a existência do Turismo Serra da Estrela, esta será a plataforma de defesa e promoção da Região. Outro dado que fica no ar, serão precisos recursos humanos que poderão estar inerentes, não será de espantar alguns lugares a ocupar sejam de foro político, isto se houver efectivamente um aumento de competências e de municipios. Resta saber se o bom senso vai imperar, ou voltaremos ao despesismo. É bom relembrar que a extinção do organismo Turismo Serra da Estrela foi extinto precisamente devido ao despesismo e funções desadequadas às necessidades locais.


Nespereira com valências em novo espaço da ex-escola primária


A ex-escola primária de Nespereira cedida pela Câmara Municipal de Gouveia, concentra em si três valências de modo a melhorar a vida dos cidadãos e dar algum alento aos jovens da localidade. Neste edificio estão agora aí instaladas a Junta de Freguesia, um bacão de correios e o Centro de Animação Sócio - Juvenil. O contrato de cedência foi assinado no passado dia 11 de Novembro entre Álvaro Amaro, presidente do muncipio de Gouveia e o presidente de Junta de Nespereira Aníbal Magina, a duração do mesmo é pelo período de 30 anos.
Foto: CM Gouveia

Sopa da Pedra venceu XIII Festival das Sopas


Na sua 13ª edição o Festival das Sopas da Serra da Estrela realizado no passado dia 11 de Novembro teve uma afluência de cerca de 1500 pessoas, que se deslocaram à localidade de S. Paio, concelho de Gouveia. Desta vez o prémio ficou em "casa", tendo vencido a Sopa da Pedra, elaborada pela Associação Musical Sampaense. Num total foram 28 sopas a concurso num a festival cuja organização esteve a cargo da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE).