quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Uma Serra e um limpa neve, uma estória de incompatibilidade.


Quando a neve chega à Serra, a desobstrução das estradas do Maciço Central é um problema dificil de resolver, para uma região que deveria ter no turismo força maior, vê-se refem daquilo que facilmente se resolveria, meios mecânicos necessários como dois ou três limpa neves. Para um país que compra submarinos, panzers de guerra como se estivesse a "estalar" a III Guerra, não tem dois limpa neves e meios mecânicos para desimpedir meia dúzia de estradas que possam proporcionar competitividade aos agentes económicos da região.
Depois da extinção do Governo Civil, do Turismo da Serra da Estrela, organismos que tutelavam estas preocupações, a verdade é que parece que a Serra da Estrela está à deriva. O Jornal Terras da Beira faz menção na sua edição que a Unidade de Limpeza da Guarda teve de alterar a sua proposta a fundos comunitários.Primeiramente teria pedido um limpa-neves, uma viatura ligeira e uma pá carregadora de sal, agora apenas terá um veículo polivalente.
Meios essenciais à região em época de inverno e de fácil resolução parecem ser um problema incontornável, o que nos leva a perguntar, quem defende a Serra da Estrela? Quem defente os agentes económicos que querem sobreviver e acreditam nas potencialidade da Serra? Extinguiu-se dois organismos, existem deputados eleitos na Assembleia da República que se estão a "marimbar", ninguém interroga, ninguém questiona, autarcas não se uniem em questões tão básicas e essenciais à região. Esta é a morte lenta da Serra da Estrela...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

XIII Festival das Sopas da Serra da Estrela este fim-de-semana


No próximo dia 11 de Novembro realiza-se na localidade de S.Paio, concelho de Gouveia mais uma edição do Festival Sopas da Serra da Estrela. O evento realiza-se mais uma vez nas instalações da Adega de S. Paio. A presidência do júri estará a cargo de Justa Nobre, especialista de cozinha tradicional portuguesa e fez parte integrante do júri do programa televisivo "Masterchef". Paralelamente ao festival das sopas decorre em simultâneo Feira da Doçaria Tradicional, a melhor doçaria da região estará presente para adoçar os presentes. Este evento é uma realização da ADRUSE, Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela.

Obras grandiosas projectam-se em Gouveia em tempos de crise e "Apagão"


 
O municipio de Gouveia deu a conhecer novos projectos de obras públicas de renovação urbanística, a um ano de eleições cada um tirará ilações devidas, afinal o tempo é de austeridade e de contenção
apesar de comparticição em 85% de fundos comunitários. Serão ao todos quatro empreitadas ou intervenções que terão um custo total estimado de 1.317.179,07€, sendo que apenas apróximadamente 197 mil euros sairão da tesouraria do municipio. As zonas a intervir serão da antiga fábrica das Bobines, na Rua Casimiro de Andrade, o muro do jardim Viriaro, que terá a particulariedade de conter azulejos das 22 freguesias do concelho ( pelos vistos a reforma administrativa não foi levada a consideração!) e envolvente dos Paços do Concelho.
Esta fobia pela "obra de betão" satisfaz o ego dos políticos mas não alimenta a população, pelos menos aos coerentes e com capacidade de separar o "trigo do jóio". Há muita obra para fazer em Gouveia mas que não carece de cimento e areia, mas sim de inciativa concisa, determinada e visão, claro está, sem cimento e areia. Gouveia já é bela, tem na sua paisagem um recurso como poucos locais do planeta. A organização de um concelho não passa por "obra desenfriada" até porque a cidade tem vindo a perder mais valias e as infra-estruturas estão à vista. Temos um tribunal de "luxo" topo de gama da arquitectura contemporânea, para meia dúzia de processos, já não temos hospital, mas Centro de Saúde, a população decresceu, o êxodo voltou a escrever história. A população jovem é cada vez menos, a mão-de-obra qualificada "foge" da Terra natal, ela não lhe dá condições de fazer parte do desenvolvimento. O turismo é desorganizado, sem um percurso sustentável, seguro e duradouro, esta é mais que nunca uma área que tem de produzir riqueza, não serão precisos caminhos esfaltados, o turista procura "o natural", o rústico, a beleza "crua", o turista quer a antítese da "metrópole". Díriamos que há projectos e decisões que não custarão milhões, talvez alguns euros, poucos...mas determinantes!

domingo, 4 de novembro de 2012

Cada aluno da Serra da Estrela custa ao Estado 6.104,20€

O valor é do estudo levado a cabo pelo Tribunal de Contas, a divulgação foi feita na última edição do Jornal O Interior, que revela que os alunos da NUT III ( Serra da Estrela), que englobam os concelhos de Gouveia, Seia e Fornos de Algodores, são os que mais despesa dão ao Estado na região centro.
Parece que tudo se resume a números, e cada vez mais estas avaliações serão para o governo factores determinantes. A falta de sensibilidade com que muitas vezes se olha para determinadas àreas da sociedade, leva-nos a concluir que tudo são números e o que mais interessa são números. Estes dados divulgados não abonam em nada de positivo para a região, e só fará ainda "cavar" mais o fosso do interior, num claro estímulo ao desinvestimento nos mais novos, cada vez menos. Esta é uma área sensivel e fulcral ao futuro do país, é exígivel mais bom senso e o tipo de avalição mais coerente. A educação merece uma refelxão de todos os quadrantes da sociedade, seja da sociedade civil como da conjuntura política. Os erros são sucessivos, e os resultados de mais de 30 anos de democracia no ministério da educação são evidentes.Os números valem o que valem, mas as pessoas não são números.

Manteigas segue líder, Desportivo de Gouveia empata e está na terceira posição

 Manteigas manteve a liderança destacada na distrital da Guarda, assumindo a candidatura ao título com um resultado que espelha bem a supremacia neste ínicio de época. Deslocou-se ao terreno do Pinhelense derrotando a equipa da casa por uns claros 3-7. Alías a única equipa a jogar fora que obteve vitória. Quanto às equipas do concelho de Gouveia, o Desportivo foi a Mêda "tirar" um pontinho, já o Vilanovense ficou-se pelo nulo em casa frente ao Foz Côa, já o Paços da Serra foi Vilar Formoso averbar nova derrota por 1-2. O Desportivo encontra-se no terceiro posto com 9 pontos menos 6 que o líder.