sábado, 27 de outubro de 2012

Eleições autarquicas já mexem...quem irá liderar o PS Gouveia?


Já aqui anteriormente se fez referência ao PSD Gouveia, a imposibilidade de Álvaro Amaro recandidatar-se ao muncipio gouveense, torna as próximas eleições expectantes, isto porque a escolha de candidatos dos principais partidos estão ainda indefinidos, ou quase...
Na sondagem efectuada aqui neste espaço, a amostra vale o que vale, pequena, pequena demais para o número de  visitantes mensais neste blog, o que poderá também significar um desinteresse claro na política por parte dos gouveenses. Mais de 40% dos que responderam à sondagem preferem um outro candidato, que não seja Luís Tadeu, Joaquim Lourenço ou Carlos Peixoto. Por outro lado sensivelmente 23% aprovam o actual número dois do munícipio, Luís Tadeu.
No que respeita ao Partido Socialista, os contornos são bem mais expectantes, isto porque nas últimas eleições autarquicas obteve três derrotas claras. Alías o PS Gouveia vive das quase duas decadas de Santinho Pacheco , cujo "reinado" terminou em 2001, derrotado pelo actual edil gouveense.
Em todas as eleições já decorridas o "fantasma" volta a tema de ordem e parece que os socialista não se conseguem desvincular do ex-Governador Civil da Guarda.
Não é por acaso que o seu nome surge uma vez mais como possível candidato e a popularidade que o mesmo tem em Gouveia,  o mantem  vivo nesta senda política.
Há quem diga que voltaria a ganhar, tal a carga carismática que mantêm viva, mas seria um regresso ao passado? Conseguiria Santinho Pacheco impulsionar Gouveia com uma vitória? Que terá este homem ainda para dar a Gouveia? Conseguiria ele desta vez conseguir uma equipa homógenea no municipio, de futuro, de "sangue novo"? Ou voltaria a colocar os mesmos que por lá passaram com ele no passado? Questões que ficam no ar. Apesar do carisma e popularidade entre uma faixa etária dos quarenta anos adiante, na verdade conseguiria ele colocar os jovens do seu lado? Jovens que Álvaro Amaro soube conquistar ao longo destes onze anos.
O actual presidente da concelhia Armando Almeida, tem em currículo a última derrota pelo PS Gouveia, não tendo conseguido "destornar" Álvaro Almaro quando este já demonstrava um claro desgaste na governação do municipio. Ora à partida será de facto dos nomes possíveis aquele que mais facilmente averbará nova derrota, o prisma poderá ser percipitado, mas a falta de carisma, a imagem e fraco contacto com o eleitorado, sobretudo denota fraca comunicatividade. Alías perto de Álvaro Amaro e Santinho Pacheco, politicamente falando, é bem mais frágil.
O terceiro nome é José João Amaro, actual presidente da Freguesia de S. Pedro tem tido algumas lutas e "frisson" com o actual edil gouveense, em questões que levantaram alguma "rebelião" na população como o "Apagão" e o fecho da escola primária. Foi braço direito de Santinho Pacheco em diversos desempenhos deste, no municipio de Gouveia e no Governo Civil da Guarda. Sobretudo conseguiu vencer a freguesia principal do concelho, face à hegemonia social-democrata, pode ser um bom "handicap" ao próprio ao afirmar-se dentro do partido.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Álvaro Amaro coloca de parte intenção de candidatura à Câmara da Guarda


Em declarações proferidas no passado dia 16 de Outubro à agência LUSA, o presidente do município de Gouveia deixou assente não haver qualquer hipótese numa possível candidatura à Câmara da Guarda.  O Edil gouveense referiu ainda estar orgulhoso dos onze anos à frente do município de Gouveia, de o seu executivo «ter recolocado Gouveia no mapa», na aposta de virar Gouveia para a Serra da Estrela, que quando chegou em 2001, « Gouveia estava um pouco de costas para a Serra e nós sempre dissemos que queríamos um casamento feliz com a Serra e fazer uma aposta estratégica no turismo». O presidente falou ainda dos quatro sonhos  concretizados, a Variante, o Tribunal, o Centro de Saúde e a Escola Básica. Falou dos dois sonhos não realizados, a existência de um curso superior em Gouveia e o Indoor Snow, que segundo o mesmo referiu « lamentavelmente não foi possível» visto que os projectos não estavam dependentes da câmara municipal.

domingo, 21 de outubro de 2012

Houve Taça em Aguiar da Beira...Desportivo de Gouveia empata em Trancoso

 
O Aguiar da Beira fez Taça ao vencer o União de Lamas, eliminando assim esta equipa na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. O golo da vitória surgiu já no prolongamento.
Na distrital da Guarda o Desportivo de Gouveia foi a Trancoso empatar, num jogo complicado para os gouveeses devido à expulsão e às lesões. Mesmo nulo foi verificado em Foz Côa com o Paços da Serra a somar um ponto. A única vitória do concelho foi verificado com o Vilanovense, vitória caseira alcançada frente ao Sabugal.

60 kms de Caminhos Rurais recuperados no concelho de Gouveia.


O Municipio de Gouveia está a proceder à recuperação de 60 kms de caminhos rurais em seis freguesias do concelho, são elas: Vila Franca da Serra, Vila Nova de Tázem, Arcozelo, Lagarinhos, Cativelos e Ribamondego. Uma obra que custará 150 mil euros, num valor aproximado de 2500 € por kilómetro, que visa o alargamento dos traçados, regularização dos pisos e prevenção de incêndios florestais. Um trabalho que em muito se deve também à boa vontade de proprietários envolvidos dos terrenos confinantes. O investimento é 100% financiado pelo apoio comunitário PRODER.

Extinção de freguesias: a "batata quente" que ninguém quer assumir.


A um ano das autárquicas, está dificil avançar com a reforma administrativa imposta pelo governo. Alías tem sido os sucessivos interregnos e adiar de decisões, até porque 15 de Agosto já passou, uma data primeiramente estipulada pelo governo para que Assembleias Municipais tomassem por elas próprias as freguesias a extinguir em cada concelho. Olhando para o distrito da Guarda, apenas os concelhos da Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Pinhel, Figueira Castelo Rodrigo e Fornos de Algodres tomaram respectivas decisões. Em Gouveia nada está verdadeiramente decidido, apenas uma certeza cada vez mais assente, juntas de freguesia de S. Pedro e S. Julião parecem correr num caminho cada vez mais comum, até porque em declarações do presidente Álvaro Amaro ao jornal O Interior, a Assembleia, « concorda com a junção das freguesias urbanas, mas não das rurais». Parece demais evidente que ninguém quer assumir decisão, até porque a um ano de eleições, cada voto conta. As decisões poderão vir do Terreiro do Paço, passa-se a "batata quente" e a fotografia fica inócua.