quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"Embaixada" gouveense em Lisboa reúne em Assembleia Geral no próximo sábado

A Casa do Concelho de Gouveia, sediada na Avenida Almirante Reis n.º 2 em Lisboa reúne este sábado dia 22 de Setembro pelas 16h00, em Assembleia Geral. Os pontos da Ordem do Dia são a aprovação de relatórios e resultados de 2009,2010 e 2011 e ainda a eleição de novos Corpos Sociais. A direcção espera «forte adesão dos sócios», sobretudo  « da juventude, um novo ciclo se irá abrir e para isso contamos com a presença de todos», segundo votos da actual direcção ainda em exercício. A instituição caminha para o 61º aniversário que irá ocorrer no próximo dia 1 de Dezembro.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Linha da Beira Alta celebra 130 anos

Inaugurada a 3 de Agosto de 1882, a linha da Beira Alta tornou-se fundamental ao tecido económico, sobretudo o mercado têxtil, as estações de Nelas e Gouveia eram fundamentais ao escoamento do produto final vindo das unidades fabris de Seia e Gouveia. Mais tarde viveu a internacionalização com a passagem do SudExpress com destino a Paris. Ainda hoje o comboio circula, fazendo o eixo Lisboa-Hendaye que transbordava de passageiros nos anos 60 e 70. Hoje são mais as estações fechadas que abertas da Pampilhosa até Vilar Formoso. Nestes carris está muito da história de Portugal. 

Numero de Queijo da Serra certificado aumenta no mercado

Segundo a cooperativa EstrelaCoop com sede em Celorico da Beira, o Queijo da Serra certificado aumentou, existem já vinte e um produtores que certificam o seu produto. Apesar dos custos associados e por consequência o aumento do preço final ao consumidor, a cooperativa refere que acaba por ser um ganho para o produtor atendendo que o mercado é cada vez mais exigente, os clientes procuram cada vez mais um produto certificado, sinónimo de qualidade.

Gouveia torna-se palco de contestação ao governo

A inauguração estava marcada para as 15h00, o secretário de estado João Cazanova chegou na companhia de Álvaro Amaro. O fim de semana tinha sido "quente" por todo o país, quase 1 milhão de pessoas saíram à rua, era de esperar que a visita  do secretário de estado a Gouveia tivesse contornos de contestação. Mais de meia centena de pessoas , sobretudo professores colocaram-se à porta da nova Escola Básica Integrada de Gouveia, a contestação visava a política levada a cabo pelo governo na área da educação.
Ainda relativamente à nova Escola Básica a Junta de Freguesia de S. Pedro em consonância com a associação de pais remeteram um documento enumerando falhas da nova escola, sobretudo ao nível de espaço em albergar tamanha quantidade de alunos, tanto nos corredores, salas e refeitório.
Seis meses depois, Gouveia volta a "aparecer no mapa" da contestação. depois de em Fevereiro último por ocasião da visita do actual primeiro-ministro à Feira do Queijo, Gouveia viveu momentos de apupos a governantes.