sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CP baixa preço do Intercidades da Linha da Beira Alta

A CP informou que a partir deste domingo as viagens em 2ª classe do Intercidades da Linha da Beira Alta que liga Lisboa à Guarda, ficarão mais baratas, sendo o preço muito próximo dos valores praticados no Regional.  Informou ainda que a estação de Fornos de Algodores terá paragem nas 6 viagens ( 3 em cada sentido) diárias da ligação.

Derby gouveense abre campeonato distrital


O campo distrital de futebol da Guarda inicia-se a 7 de Outubro com um derby gouveense que irá opor O Vilanovense e o Paços da Serra, o campeão da IIª Distrital vai reduto do Vila Nova. Já a equipa da capital de concelho de Gouveia desloca-se ao Sabugal. 
No acto do sorteio ficou-se a  saber que FPF vetou um jogo da selecção sub-20 em abril último porque nenhum relvado dos estádios do distrito da Guarda tinham condições para receber tal encontro.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Manifestação este sábado na Guarda...e por todo o país


Os últimos anúncios feitos, primeiro pelo primeiro-ministro, e posteriormente pelo ministro das finanças estão a levar a sociedade portuguesa ao desespero. Há cada vez menos credibilidade deste executivo, os constantes erros contabilísticos no ministério, os orçamentos rectificativos levam a que este sábado por todo o país principalmente nas capitais de distrito o povo se manifeste em protesto contra as medidas de austeridade a ser impostas. Na cidade da Guarda espera-se forte mobilização marcada para as 17h00 na Praça Luís de Camões.

Municipio de Gouveia entrega hoje manuais escolares aos mais carenciados.

Hoje pelas 18h30 no Salão Nobre do Paço do Concelho de Gouveia irão ser entregues manuais escolares às famílias carenciadas, num investimento de 10.000€ feito pela autarquia. Segundo dados apresentados no site oficial do município esta acção irá abranger mais de 50% dos alunos do 1º ciclo de ensino. O município refere ainda que o investimento na área da educação para este ano lectivo cifra-se em 500.000 € (meio milhão de euros).

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eleições autárquicas já mexem... quem irá liderar o PSD Gouveia? (Parte1)


A pouco mais de um ano das eleições autárquicas de 2013, os partidos políticos começam a movimentar-se internamente, começa-se a escolher os cabeças de lista. No distrito da Guarda a situação não é diferente, ainda há dois dias Joaquim Valente declarou que não irá re-candidatar-se à Câmara da Guarda, sentindo-se já o "cheiro" da corrida.
No concelho de Gouveia, a expectativa é grande, Álvaro Amaro termina o seu ciclo e não se poderá recandidatar, é enorme a ansiedade de saber quem assumirá dentro do partido a "corrida", sendo que existem à partida nomes como são o caso de Luís Tadeu, Joaquim Lourenço ou Carlos Peixoto. O primeiro nome é óbvio, tem acompanhado Álvaro Amaro ao longo dos anos, desde a conquista do município de Gouveia para os "Laranjas", tem sido o número dois efectivo, ainda assim Luís Tadeu está para o município de Gouveia como Carlos Queiroz para o futebol, a função de número dois assenta que nem uma luva. Há dados positivos a reter, tem sido Luís Tadeu a assegurar a "rédeas" do município na ausência de Álvaro Amaro, o dom da palavra, a competência e a prontidão. No entanto falta o carisma e uma imagem para conseguir o passo seguinte, é o candidato mais óbvio, não fosse ele presidente da concelhia dos "Laranjas". Joaquim Lourenço tem sido intermitente, tem neste terceiro mandato assumido um papel mais activo, também a ele falta-lhe o carisma e a imagem, ainda assim tem revelado a sua importância ao aparecer  recentemente no concurso para as 7 Maravilhas de Portugal - Praias, realçando o enorme trabalho na promoção do Vale do Rossim. Por último, Carlos Peixoto, delfim de Álvaro Amaro, conhece por dentro a realidade do município, a regeneração partidária é necessária e uma liderança jovem ao nível do município podia criar novos ímpetos.  Seria capaz Carlos Peixoto deixar Lisboa e a Assembleia da República para envolver-se no projecto do município de Gouveia agora de uma forma  diferente?? Resposta que só o próprio poderá dizer, mas para já parece ser um cenário difícil. Para já a jovialidade e a imagem são pontos fortes deste possível candidato.
Deixamos aqui a sondagem, escolha o seu candidato... não faltará muito para saber quem assumirá posição de relevo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"Zé da Maceira" , um adolescente longe de tudo e de todos

Quem percorre os Casais de Folgosinho encontra toda a beleza da Serra da Estrela crua e intacta, ali o alcatrão não chega, o horizonte e o céu são o limite. Longe vão os tempos da "multidão" que ali percorriam os caminhos da Serra, de Folgosinho a Vale de Amoreira ou Videmonte, cada canto era cultivado, cada giesta era uma preciosidade, hoje são altas como que uma árvore de fruto. A pastorícia é hoje uma miragem, o queijo da Serra é raro, lugar onde antes não havia pastoreio e era preciso ir ao Douro em busca de pastagens.
Por aqui passou Jorge Pelicano, imortalizou o pastor Hermínio no documentário "Ainda há Pastores?" , transformou Rosa e Zé nas crianças mais conhecidas do país, Rosa e Zé eram "reis" da Serra e donos do seu mundo. Hoje Zé com 19 anos, tem um mundo lá fora à espera, ali não há alcatrão, não há computadores, telemóveis, televisão, não há saneamento ou abastecimento de água da rede... há o trabalho do campo, as ovelhas e as cabras. Ali não há austeridade, consumismo ou tecnologia de ponta. Ali Zé não sabe quem é Passos Coelho e pouco lhe importa se Relvas é doctor com estudos ou sem eles... Ali Zé é "rei", fora dali seria mais um...