quinta-feira, 26 de julho de 2012

Valores Vitivinícolas do concelho de Gouveia em destaque - VINAL, Feira do Vinho e da Alambicada

Vila Nova de Tazém será capital do vinho e da Alambicada este fim de semana. Tasquinhas, 12 produtores de vinho do Dão e animação musical farão parte do cartaz

I edição Bolsa Turismo de Seia este fim de semana.

Realiza-se este fim-de-semana a primeira edição da Bolsa de Turismo de Seia, que substitui a antiga FIAGRIS. O evento visa a promoção das actividades do concelho com destaque o artesanato e os produtos locais/regionais. O evento realiza-se no Gimnodesportivo municipal e terá para além dos expositores, um festival de folclore, fados e muita música contemporânea.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Projecto do Queijo da Serra financiado em 250 mil euros pela UE


A plataforma de desenvolvimento da Região Centro irá activar uma parceria de investigação que permitirá aprofundar as qualidades desta iguaria serrana. A queijaria de Carragosela-Seia, Casa Matias em conjunto com a Universidade do Minho irão desenvolver uma investigação que se constituirá por três passos: 1. criação de um kit analítico que diferencie o queijo produzido com o leite de raça bordaleira com o que incorpora leite importado de Espanha ou outras regiões; 2. eliminação dos bolores; 3. fatiagem do produto em doses individuais, para responder aos novos padrões de consumo.
O objectivo passa por este Queijo DOP entrar no departamento Gourmet e entrar noutros mercados comerciais, nacionais e internacionais. Esta investigação visa valorizar um produto regional de enorme potencial.

Socialistas do distrito da Guarda fazem lista do "contra"


A Federação do Partido Socialista da Guarda reuniu-se em congresso no passado dia 22 do corrente mês, onde se assistiu à consagração de José Albano que foi reconduziu, depois de umas eleições "embrulhadas", cheia de equívocos e providências cautelares. Do congresso saiu sobretudo uma lista de "contras" aprovada por unanimidade que mencionamos: 1. Contra extinção de freguesias, 2. Contra a retirada do Helicóptero do INEM de Aguiar da Beira, 3. Contra a violência de Género, 4. Contra a extinção do organismo que tutela o Turismo da Serra da Estrela, 5. Contra o encerramento do troço da linha da Beira Baixa Guarda-Covilhã, 6.  Contra o encerramento de tribunais do distrito. Quanto a propostas...ficamos à espera!
Ficou patente também que o gouveense António Santinho Pacheco continua como figura socialista do distrito, figurando na lista da Comissão Política Distrital. Um dos objectivos desta comissão será vencer todas as câmaras no distrito da Guarda, em especial re-conquistar o municipio de Gouveia e aqui Santinho Pacheco pode ser decisivo. Terá ele coragem de se candidatar?? Na verdade os socialistas de Gouveia continuam a viver na "sombra" daquele que esteve à frente do destino de Gouveia durante 18 anos. Já se percebeu que Armando Almeida não tem perfil para ganhar, e na primeira linha do PS Gouveia ninguém surge com capacidade. O ano de 2013 trará uma disputa entre os dois maiores partidos e ambos na primeira linha não têm perfil para mobilizar o eleitorado. O tempo nos dará os trunfos de cada partido...
Fonte de Imagem: PS Guarda

terça-feira, 24 de julho de 2012

Escolas do 1º Ciclo de Vinhó e Nespereira não mais voltarão a abrir.


O Ministério da Educação informou hoje que irá fechar mais 239 escolas do 1º ciclo de norte a sul do país. As escolas de Nespereira e Vinhó  serão duas das 239, num total de 8 no distrito da Guarda. No concelho de Seia fecharão também 3 escolas, serão elas, de Santa Comba, Pinhanços e S. Martinho. Num passado não muito distante alguém clamou...« só por cima do meu cadáver», desta vez essa velha máxima não se aplica.