sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sábado de Folclore no concelho de Gouveia


O que tem em comum Vila Nova de Tazem, Vinhó e Nespereira? Neste sábado será Folclore, à mesma hora, três eventos com o mesmo conceito irão desenvolver-se nestas três localidades com poucos quilómetros de distância, muitos poucos quilómetros. Em Vinhó o palco será dos Ranchos de Vila Nova de Gaia, Golpilheira (Batalha), Maiorca (Figueira da Foz), o grupo Petersburg Souvenir Russian Dance Company (Rússia), o Conjunto Folclórico “Mexico Mestizo”, de Obregón (México) e a coletividade anfitriã. Já em Vila Nova de Tazem o Rancho Folclórico local promove o XXº Festival Nacional de Folclore – IIIº Luso-espanhol. A partir das 21h30 atuam os grupos de São Martinho do Campo, Casais de Revelhos (Abrantes), São Salvador da Folgosa, Esmoriz e Trébede (Espanha), para além do rancho organizador. Quanto a Nespereira,decorre o XXIIIº Festival de Folclore organizado pelo rancho da Casa do Povo daquela freguesia. Participam os ranchos de Aguçadoura (Póvoa de Varzim), Covão do Coelho (Minde), Senhora da Aparecida (Lousada), Costa (Maceira/Leiria), o Grupo de Coros y Danzas “El Queijo”, de Espanha. Paralelamente, decorre durante o fim-de-semana a Iª Mostra Gastronómica e Etno-Folclórica do Concelho de Gouveia, que apresentará tasquinhas com doces, vinhos, enchidos e outros produtos regionais. Resta perguntar não era melhor juntar as três organizações numa só e efectuar um grande evento ao nível local e regional, alternando pelas três localidades com o decorrer dos anos?? Talvez isto seja a resposta porque em Gouveia muita coisa não anda para a frente...

Governo tenta a todo o custo cobrar SCUTs a emigrantes

Agora que o Agosto está à porta, é sinónimo de emigrantes a passar as fronteiras, sobretudo em Vilar Formoso. O governo lançou novas formas de pagamento das antigas SCUTs, nomeadamente A25 e A23, parece inevitável, é lançada tentativa de encaixe de receita, isto depois de um sistema pouco ortodoxo existente até aqui. A nova forma passa por simplificar pagamentos e "menos desculpas" a emigrantes não pagarem as passagens pelas respectivas auto-estradas. O governo e a Estradas de Portugal lançaram um website onde explicam as novas formas de pagamentos. O sistema é válido para viaturas nacionais e internacionais. http://www.portugaltolls.pt/web/portal-de-portagens/home 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fim do pólo administrativo Turismo Serra da Estrela é dado adquirido


Aquilo que era uma suposição é um dado adquirido neste momento, o governo vai extinguir o pólo Turismo Serra da Estrela. A alteração do regime jurídico das áreas regionais está a ser preparado estando o decreto-lei para breve. Com a Serra da Estrela, seguem conjuntamente, o Douro, Alqueva, Leiria-Fátima e Oeste. Veremos  a forma organizativa e jurídica que a região vai se enquadrar com este novo cenário, o tempo o dirá...numa primeira análise, para já só vejo pontos negativos apesar de ser necessário uma reestruturação da forma de intervir que este organismo tinha até agora. Poderá ser ainda mais um fosso entre interior e litoral, e uma forma de comunicar que se "cala", na promoção da região.

Vale do Rossim em evidência na revista Visão


O artigo reporta ao novo conceito de campismo que começa a proliferar pelo país, chamado de "luxo" onde já não precisa de andar com saco cama, resguardo, tachos e lanternas. Dentro da vasta panóplia já existente no país o Eco-Resort do Vale do Rossim teve direito a lugar no artigo. As tendas são já uma imagem daquele espaço, com um toque asiático em pleno" habitat" Serrano.

Torneio de Futsal em Folgosinho


No âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro, a comissão de festas organiza para este Agosto um torneio de futsal que irá decorrer de 3 de Agosto a 1 de Setembro. Para os interessados as inscrições estão abertas até 31 de Julho que poderão ser feitas no restaurante "O Albertino" ou no café "O Mocas".

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Equipa de futebol profissional "apronta" físico no Vale do Rossim

A equipa de futebol profissional de Vitória de Setúbal encontra-se a estagiar na cidade de Seia. Hoje no treino matinal optou por efectuar o treino de componente física no Vale do Rossim. No treino da tarde a equipa voltou a Seia e efectuou o treino no estádio municipal.

CTT de Vila Nova de Tazém a meio gás


A estação dos CTT de Vila Nova de Tazém tem um novo horário desde o mês passado, tendo sido reduzido, estando em funcionamento das 14h às 17h. A razão para esta redução prende-se com o facto de a funcionária estar em Paranhos da Beira(Seia) na parte da manhã e na freguesia do concelho de Gouveia na parte da tarde. Ao que se sabe o horário é temporário até Outubro. Certo é sabido que já muito se especulou relativamente a esta estação de CTT, o fecho tem ganho força, este poderá ter sido mais um passo nesse sentido.

terça-feira, 17 de julho de 2012

"Passatempo Vale do Rossim", ganhe uma estadia de fim-de-semana no Eco-Resort do Vale do Rossim

O Município de Gouveia está a levar a cabo um passatempo tendo como "fundo" a praia fluvial do Vale do Rossim. Para participar basta retratar no melhor ângulo e a melhor luz do dia na praia fluvial e enviar para: comunicacao@cm-gouveia.pt a respectiva fotografia. O vencedor ganhará um fim-de-semana no Eco-Resort do Vale do Rossim. O passatempo decorre de 13 de Julho a 17 de Agosto.