terça-feira, 3 de julho de 2012

Viseu é a melhor cidade para se viver em Portugal


Segundo um estudo levado a cabo pelo organismo DECO - Defesa do Consumidor, concluiu que a melhor capital de distrito para se viver é Viseu. A cidade beirã teve nos serviços, comercio e habitação a pontuação máxima, sendo que ao nível de emprego fica a desejar. A cidade de Viseu ficou à frente da cidade do Funchal, segunda classificada. De realçar que Lisboa e Setúbal ficaram em penúltimo e último lugares da classificação, respectivamente.

O associativismo poderá fazer "sobreviver" aldeias e localidades


O Associativismo reveste-se de várias formas e amplitudes mas uma coisa é comum, o substantivo "cidadão". No passado não muito distante o associativismo serviu para desenvolver diversas áreas da sociedade, serviu de forma conjunta resolver os problemas de um bairro, de uma freguesia ou de uma aldeia. A forma como nos último 15/20 anos a sociedade tem olhado para o associativismo é de distância, a sociedade cada vez mais egocêntrica eleva-nos para o individualismo ,cada um tenta resolver individualmente os problemas que se lhe aparece. Numa altura de conjuntura como a que se vive hoje, e sobretudo a nova reforma administrativa a levar a cabo pelo governo, associações terão cada vez mais importância, aquelas que subsistem serão de elevada importância sobretudo em meios pequenos como aldeias ou cidades de pequena importância. Será cedo para falar e tirar ilações sobre esta nova (des)organização, mas certo será que aldeias no interior do país poderão sentir-se ainda mais "sozinhas", o agrupamento de freguesias poderá levar a diversas ambiguidades, que poderão ser resolvidas no seio da população e em comunidade e é aqui que associações locais poderão antecipar os problemas conjuntos de uma determinada população, constituindo uma forma de aldeias e localidades sobreviverem ao processo de desertificação que se tem vivido ao longo de mais de 30 anos. O concelho de Gouveia tem algumas associações que a sua continuação será fundamental, alías existe uma que se trata de um verdadeiro sucesso, nem ninguém imagina Gouveia sem ela...a ABPG, que seria Gouveia sem Associação de Beneficência Popular de Gouveia?

Manuel Jacinto Alves, "Pai" da Água Serra da Estrela homenageado em Gouveia


No passado sábado o concelho de Gouveia homenageou um homem como poucos haverá por aí, Manuel Jacinto Alves, conhecido por ter fundado a SASEL - Sociedade Águas Serra da Estrela,Lda. Mas este "Guerreiro", foi (e é) muito mais, as grandes Instituições e Associações deste concelho muito devem a este empreendedor. O seu trabalho foi de associativismo puro, na Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Gouveia, no Rancho Folclórico de Gouveia, na Sociedade Musical Gouveense Pedro Boto Machado, na sua terra natal Aldeias e muito, muito mais. Um dia de emoções, de muitas dedicatórias, de muitos discursos, mas a obra deste homem perdurará no tempo e na história do concelho.

Volta a Portugal em Gouveia a 23 e 24 de Agosto, no palco das decisões velocipédicas

Gouveia volta a constar do "caminho" da maior prova de ciclismo nacional onde terá uma etapa de saída. Gouveia - Sabugal na estrada a 23 de Agosto antecederá a subida à Torre, etapa carismática e decisiva da Volta. Dois dias que Gouveia terá as bicicletas como atractivo principal, já que dia 24 que ligará Guarda à Torre passará também por Gouveia, vindos das Penhas da Saúde virados a Seia e aí iniciar a subida à Torre.