quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vinho Casa da Passarela chega ao Brasil


Vinhos Casa da Passarela - Gouveia chegam ao mercado brasileiro hoje, com apresentação na cidade de São Paulo. Mais uma porta que se abre aos produtos do concelho e uma saída de negócio. A Casa da Passarela tem equilibrado a sua imagem e mercados de negócio. Ela que recentemente venceu prémio revelação, uma Casa com 200 anos de existência.

Festejos de Nossa Senhora do Couto(Coito) este fim-de-semana

Começam este fim-de-semana os festejos em honra de Nossa Senhora do Couto (Coito), uma das maiores romarias da região até meados de 1950, pela devoção a Nossa Senhora. Diz a lenda, a virgem terá aparecido no alto de um castanheiro naquelas terras de Nabaínhos(Gouveia) acudindo uma mulher com um filho nos braços face ao ataque feroz de um urso, usual para a época. Terá ali existido uma ermida em devoção ao acto de Nossa Senhora, protegido por "beatas" onde mais tarde se veio a fundar o Convento do Couto, mandado construir por D. Mem Soares de Mello, 1º Senhor de Mello e proprietário daquelas terras "coutadas", de privilégios do Reino de Portugal. Ali edificou-se o convento tendo em 1539 dado entrada as primeiras freiras pertencentes à Ordem dos Frades Menores, funcionando até 1858, fechando no âmbito da "Reforma Geral Eclesiástica" de 1834. As últimas freiras do Convento do Couto foram transferidas para o Convento da Madre de Deus de Vinhó, localidade de Vinhó, acompanhadas pela ultima abadessa do Couto, D. Josefa Vitória de Santo António Henriques Ferreira.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Paços da Serra campeão da 2ª distrital e Aguiar da Beira conquista a 1ª Distrital da AFG


O Sporting Club Paços da Serra do concelho de Gouveia, clube criado em 1921, venceu a 2ª divisão do futebol distrital da Guarda. Os Pacenses vão assim disputar na próxima época a 1ª divisão da AFG. Já na primeira divisão o campeão foi o Aguiar da Beira, o Desportivo de Gouveia quedou-se pelo terceiro lugar. Depois de uma época que andou bem para os dois clubes do concelho de Gouveia, o Desportivo e o Vilanovenses, tiveram um final de época decepcionante.