terça-feira, 1 de maio de 2012

Câmaras obrigadas a diminuir "chefias"

As câmaras municipais com um grau de endividamento alto, na ordem de 125%, terão de diminuir os cargos de chefias dos departamentos, segundo diploma aprovado pelo Governo. No distrito da Guarda são vários os municípios que terão de ajustar os lugares de "chefias", O concelho da Guarda terá de diminuir em 50%, já Seia, Fornos de Algodres, Sabugal e Celorico da Beira terão de reduzir em 30%. O Governo tenciona poupar 40 milhões de euros.

domingo, 29 de abril de 2012

"Energia" amanhã em frente aos Paços do Concelho de Gouveia

O Camião da EDP, sob o tema " A Tua Energia", vai estar amanhã dia 30 de Abril em frente aos Paços do Concelho de Gouveia. Com o intuíto de sensibilizar a sociedade de rentabilizar a energia, e criar sinergias à poupança. O camião é uma autêntica sala de aula, que tem percorrido Portugal de "lés a lés" e amanhã terá como Gouveia o palco. Alunos das escolas de Nespereira, Lagarinhos, Vinhó, Paços da Serra, Moimenta da Serra e de S.Julião terão uma aula diferente. Numa altura que se fala de poupança e "apagão" nada melhor que uma energia suplementar a pairar por Gouveia.

Documentário "Os Últimos Moínhos" vai a Boston


O documentário do senense Luís Silva vai estar presente no próximo Portuguese Boston Festival nos Estados Unidos no próximo mês de Maio. O documentário retrata os moínhos da região da Serra da Estrela, nos concelhos Manteigas, Seia, Gouveia e Guarda. O documentário recebeu menção honrosa no CINEECO de 2009.

Serra da Estrela perde meios aéreos de combate a incêndios

Os quatro aviões anfíbios que têm estado em Seia de auxilio ao combate de incêndios florestais vão ser redistribuídos, serão deslocados para Vila Real e Proença-a-Nova respectivamente. O aeródromo de Seia apenas ficará com um helicóptero como elemento fixo de apoio à região da Serra da Estrela.

Manuel Meirinho suspende mandato


Manuel Meirinho, eleito deputado à Assembleia da República nas últimas legislativas pelo círculo da Guarda vai suspender o seu mandato em S.Bento. O deputado natural do Soito (Sabugal), irá presidir Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. O lugar na Assembleia da República será ocupado pelo João Prata, actual presidente da freguesia de S.Miguel.

História de Folgosinho vira romance histórico


O autor chama-se Rui Dias Sena, natural de Lisboa e Licenciado em História, acaba de lançar Tempos Medievais - Os amantes de Folgosinho. Poderá pensar-se que o jovem tem alguma ligação à Vila de Folgosinho, enganem-se. O jovem, investigador de História, transportou para romance a história e várias lendas   ligadas à vila do concelho de Gouveia. Sabe-se que ao longo do trabalho de investigação levado a cabo pelo mesmo, que o período durante o reinado de D.Sancho I, nas campanhas de conquista ao sul de Portugal, o foral de Folgosinho chamou a atenção deste jovem, o foral esse passado pelo Rei no intuito de fixar população. É o período de 1186 a 1189 que é reportado pelo autor criando personagens paralelas à História da época.