sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Mundo do Sr. Horácio

A simplicidade e a humildade do Sr. Horácio leva-nos ao seu encanto. Abriu-nos a porta de sua casa em Gouveia e constatámos um enorme espólio feito com enorme dedicação. A sua paixão remonta a 1970, quando ainda na caserna da tropa na Trafaria iniciou esta vertente de artesão. Hoje, reformado há oito anos, continua a dedicar o seu tempo livre, aumentando o já grande espólio. Uma das obras mais impressionantes é a réplica do barco Rabelo, onde o pormenor dos barris não foi deixado ao acaso, aliás esta foi a sua última obra, mais de 22 mil fósforos foram gastos.A sua casa é um verdadeiro museu, pequena para albergar tais réplicas. Os fracos recursos e a pouca visibilidade não permitiu ao Sr. Horácio mostrar ao mundo a sua obra, merecedora de ser contemplada, esperamos que alguém dê uma oportunidade ao Sr. Horácio, ele merece pelo carinho e dedicação que tem ao fazer cada peça, cada pormenor dos seus barcos.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Câmara de Gouveia penhorada por divída à Águas do Zêzere e Côa

A dívida do municipio de Gouveia remonta ao ano de 2010, a acção judicial interpelada pela empresa Águas do Zêzere e Côa do qual Gouveia é também acionista (paradoxal), levou à penhora de algumas instalações de edificios públicos, como escolas ou o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. A autarquia referiu que está a tentar resolver o problema da melhor forma. O valor da dívida é de cerca de 100 mil, adiantou a radio TSF, valor em muito idêntico a certos eventos realizados na Capital da Aventura. 

Fábrica de Mangualde envia mais 450 para o desemprego

A empresa PSA sediada em Mangualde irá "atirar" mais 450 pessoas para o desemprego em abril deste ano ao não renovar os contratos de trabalho em vigor. É um dos maiores empregadores da região que viu em 2009 crescer os níveis de produção. O responsável pela empresa disse hoje à TSF que a empresa irá fechar alguns turnos  e a saída de funcionários é inevitável. Para esta situação não menos relevante que o Estado Portguês no passado mês de Novembro levantou a esta fábrica a isenção de impostos que tinha até à altura.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bombeiros Voluntários de Gouveia sem dinheiro para ocorrências

O presidente da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Gouveia transmitiu a alguns Orgãos de comunicação social que a entidade não tem dinheiro para colmatar as despesas com as ocorrências de incêndio verificadas em «fora de época». Luís Barreiros fala em situações que poderão colocar corporações em falência técnica e que a corporação de Gouveia não está imune à situação. O mesmo refere que não estão salvaguardados os interesses das populações. Tem ocorrido nas últimas semanas incêndios no Parque Natural, fora de época e face a uma possível continuação desta situação, as corporações poderão entrar em ruptura financeira

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Álvaro Amaro tira Coelho da cartola

A vinda de Pedro Passos Coelho a Gouveia no próximo domingo gordo para a Feira Regional do Queijo da Serra está a motivar uma certa "excitação" e uma "sede" de palavras. Depois de uma semana em que Álvaro Amaro foi visado de forma muito vincada por parte dos socialistas de Gouveia, sobre os 10 anos de autarca da Capital da Aventura, a vinda do primeiro-ministro é quase que tirar um coelho da cartola. Que terá o autarca na manga? Para já há uma curiosidade imensa em saber que tipo de discurso o primeiro-ministro trará a Gouveia. Falará somente de queijo, ou falará das Scuts, dos IC`s, de Girabolhos, da desertificação,da extinção de freguesias, que falará Pedro Passos Coelho?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Primeiro-Ministro estará em Gouveia na Feira Regional do Queijo da Serra

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho estará no próximo domingo em Gouveia para marcar presença na Feira Regional do Queijo da Serra, uma organização da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, do qual fazem parte Gouveia, Seia e Fornos de Algodores. 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Governo dá poder de decisão às Assembleias Municipais para extinguir freguesias

A reorganização administrativa do país está em marcha e tem pernas para andar, o governo enviou uma proposta de lei à Assembleia da República, dando às Assembleias Municipais a autonomia até Julho de decidir as agregações/extinções de freguesias. Ao todo o governo prevê a extinção de 1500 freguesias dando incentivos às que se agregarem de modo voluntário. Alguma expectativa ao nível municipal, resta saber se os interesses das populações se elevam aos interesses partidários e de eleições, não muito longe. 

LanificiosDOC. já à venda

O documentário LanificiosDOC de Luís Silva já se encontra à venda em alguns locais de Seia, S. Romão e Oliveira de Hospital. O documentário que retrata aquilo que foi a força da industria dos lanifícios e seu declínio poderá ser projectado em Gouveia no mês de Abril, ainda com data a confirmar. Ficaremos a aguardar por novidades, nomeadamente pontos de venda na Capital da Aventura.

PSD/Gouveia responde a socialistas locais


Depois dos socialistas gouveenses na voz de Armando Almeida terem esta semana criticado os dez anos de Álvaro Amaro à frente do município de Gouveia, a resposta foi remetida pela concelhia do PSD. A entidade classificou as declarações como « cavernícula, caduca e eivada de maldizer». Acusam ainda o líder do PS local de não falar correcto e não sabe do que fala. Este filme partidário já foi viste no passado, certo é sabido que o pior de isto é que Gouveia continua no marasmo, eles apenas lutam por "poleiros"

Pieguices de políticos...

Depois de o Prof. Cavaco Silva ter informado a nação deste rectângulo plantado à beira mar, que a sua reforma não chega para as despesas, foi a vez agora do nosso primeiro-ministro dizer em entrevista que os políticos portugueses ganham mal em comparação com os outros países da União Europeia. Afinal o homem também sabe ser piegas, por outras palavras também ele diz que o vencimento dele é pequeno, talvez não chegue para pagar as suas despesas. Por outro lado referiu que tem muito orgulho em morar num simples apartamento em Massamá...etc. Neste país de pieguices só a D.Maria não se queixa, ela que ganha 485€, será que lhe chega para as despesas??

...o Carnaval tem destas coisas, afinal ninguém leva a mal, mas a questão da tolerância de ponto é tão relevante como o Benfica ser líder da I liga. Portugal vive os dias a dar importância àquilo que é verdadeiramente menor. Mas ainda assim tem aqui umas merecidas palavras, é que a pausa de Carnaval custa 58 milhões de euros ao Estado...a todos nós! E quanto factura Portugal com o Carnaval? Por certo não será menos relevante, mas será preciso saber e o governo parece não querer saber afinal para que lado pende a balança. É certo que os portugueses têm festas a mais, é preciso arregaçar as mangas,mas os problemas da competitividade portuguesa vão mais além de uma tolerância de ponto. Os países do norte da Europa trabalham menos horas por semana e são economias mais competitivas, trata-se de questões de mentalidade, organização e métodos de trabalhos que nascem logo na cadeira escola. A verdade, independentemente de tudo o resto, é que o interior do país vive destas pausas no calendário, por certo o Sr. Zé do talho venderá menos ou o café do Sr. Manuel terá menos pequenos almoços.

Sem água não há pasto



A falta de chuva nos últimos meses está afectar as lavouras e sobretudo a pastorícia. A confederação da Guarda já manifestou a preocupação visto que existem agricultores a vender gado. Segundo o Instituto de Meteorologia pelo até dia 21 manter-se-à sem chuva e baixas temperaturas. Situação preocupante é também a falta de água nas barragens, no lagoacho do Vale do Rossim, o nível da água está abaixo dos níveis normais para a época.