sábado, 17 de dezembro de 2011

Museu dos Lanifícios em Seia - Petição avança

O documentário LanifíciosDOC veio a proporcionar uma ideia avançada pelo próprio autor, Luís Silva no acto da estreia lançou o repto de se criar em Seia um Museu Vivo dos Lanifícios e dos Têxteis. A petição está em marcha e o próprio ex-edil senense  Eduardo Brito aprova a ideia, trata-se de um espólio importante e que não caia no esquecimento das futuras gerações. Quanto ao actual presidente do município, refere que já tem ideia da localização, Loriga ou Vila Cova à Coelheira, mas devido à crise o projecto neste momento está fora do seu alcance

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SCUTS - Espanhóis apresentam queixa contra Portugal

A Federação Nacional de Associação de Transportes de Espanha fez saber à agência LUSA que irá apresentar queixa contra o Estado português face à introdução de portagens nas antigas SCUT nomeadamente A25, A23 e A22, sendo estas vias de comunicação estratégicas nas trocas comerciais de ambos os países. A federação refere que Portugal está a violar o Tratado de Valência ao colocar esta tipologia de portagens.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Celorico da Beira leva Queijo da Serra a Lisboa e Porto

O município de Celorico da Beira leva às duas principais cidades de Portugal o afamado Queijo da Serra. Têm-se revelado "embaixadores" dos produtos da região nomeadamente a Lisboa, onde se constituí já uma tradição. Na cidade de Lisboa, os "alfacinhas" poderão contactar com os produtos serranos na Alameda D. Afonso Henriques. Na cidade do Porto, a exposição estará na Rua Alferes Malheiro, junto ao Metro da Trindade. De referir que a "Mostra das Tradições de Celorico da Beira" realizar-se-à nas duas cidades a 23 de dezembro. 

Nabaínhenses em jantar de convívio

No passado sábado nabaínhenses juntaram-se num jantar/convívio, uma organização levada a cabo por jovens da localidade e que juntou 71 pessoas. O repasto foi servido no restaurante O Albertino na vila altaneira de Folgosinho. A organização fez um balanço positivo com uma mobilização que ultrapassou todas as expectativas, estando em perspectiva um segundo convívio no próximo ano. 

Natal de (pouca) luz


De norte a sul do país vários municípios optam por poupar nesta quadra natalícia, nos custo das tradicionais iluminações. Aqui ao lado na vizinha Seia, o município optou por não "acender" as luzes, visando poupar cerca de 200 mil euros.
Já na capital de distrito o panorama é o mesmo do município senense, não há iluminações. Os comerciantes são aqueles que mais têm demonstrado o desagrado, referem que as iluminações trazem outro encanto e a ausência das iluminações tornam as ruas atípicas para esta altura do ano.
O municipio de Gouveia fugiu um pouco a esta regra pois em três pontos da cidade as iluminações estão acessas, é um Natal de pouca luz, é fugaz, sem o fulgor de outros anos. Noutros anos o acender de luzes proporcionava evento e pompa e circunstância, a crise obriga a contenção.