sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lanificios.DOC estreia dia 19 em Seia

O Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia recebe a estreia do documentário de Luís Silva no próximo dia 19 de Novembro cuja entrada é grátis. Um documentário que retrata a força de um sector económico que outrora fora o ganha pão de uma região e rapidamente entrou em declínio até à sua quase inexistência. Um documentário que envolve os concelhos de Gouveia, Seia, Covilhã e Manteigas.

Serra da Estrela em fotografia no CISE

O Centro de Investigação da Serra da Estrela, em Seia, tem patente até domingo dia 13, exposição de fotografia da Serra da Estrela, denominado "Património Ambiental da Serra da Estrela". Esta exposição é resultado do Concurso de Fotografia Ambiental da Serra da Estrela, realizado durante o ano de 2011, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente

Tradicional Magusto na Casa do Concelho de Gouveia amanhã

A Casa do Concelho de Gouveia, "embaixada" gouveense em Lisboa leva a cabo amanhã mais uma edição do Tradicional Magusto Beirão. Estarão em cima da mesa algumas das iguarias serranas, para além da castanha. A recepção a sócios, amigos e gouveenses está marcada para as 16h na Avenida Almirante Reis em Lisboa.

Feira da Castanha em Folgosinho

A Junta de Freguesia de Folgosinho organiza domingo a Feira da Castanha, acompanhada pela realização de tradicional Magusto. A localidade promove assim um dos seus produtos mais típicos e genuinos nas "terras" de Viriato.

XII Festival das Sopas da Serra da Estrela este domingo

Este domingo, dia 13 de novembro realiza-se mais uma edição do Festival de Sopas da Serra da Estrela. O evento realiza-se na localidade de S. Paio, tornando-se um evento com tradição e de referência gastronómica regional.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Filme " As Linhas de Torres Vedras" «roda» em Folgosinho

O filme de Valeria Sarmiento irá «rodar» por terras de Viriato, o conceito são as Invasões Francesas mais própriamente as comandadas pelo marechal Massena e a sua derrota em plena Serra do Buçaco, cuja vitória "sorriu" aos homens comandados por Wellington. O filme viveu um contratempo com a morte de Raul Ruíz, realizador e mentor do filme. Apesar disso o filme continua a rodar que conta com um elenco de atores bem conhecido do público, entre os quais Catherine Deneuve ou John Malkovich, ou ainda a nível nacional como Soraia Chaves e Maria João Bastos.
No entanto decorre no Teatro-Cine de Gouveia casting para figurinos, hoje dia 9 e amanhã 10, decorrerão entre as 10h e as 18h.

Álvaro Amaro não se recandidata e abre caminho a Sarmento e Ventura

O actual presidente do municipio de Gouveia anunciou que não se recandidata à presidência da distrital do PSD da Guarda. As razões apresentadas não foram clarificadas na conferência de imprensa realizada. Ficou a ideia da preparação de um "assalto" num futuro próximo à Câmara da Guarda. Rui Ventura é até ao momento o único candidato oficial sendo que se fala de Julio Sarmento, actual presidente da Câmara Municipal de Trancoso.

Maternidade da Guarda em risco de fechar

Segundo avança o Terras da Beira, a maternidade do Hospital da Guarda corre o risco de fechar, a quebra de natalidade, a que se junta a vontade do ministro da saúde fechar as maternidades com natalidade inferior a 1500 por ano, valor mínimo exigido pela Organização Mundial de Saúde.

Gil Barreiros Vice-Presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros

O actual presidente da Associação Humanitária dos Voluntários de Gouveia e presidente da Federação de Bombeiros do distrito da Guarda, foi eleito recentemente vice-presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, lista encabeçada por Jaime Soares.