sábado, 1 de outubro de 2011

100 anos de historia, de estórias e de existência - Sociedade Musical Gouveense

Quando a 5 de Outubro de 1911, um grupo de filarmónicos decidiu tocar " A Portuguesa" como forma de celebrar um ano de República, estariam longe de imaginar que 100 anos depois a Banda que então formaram sob a "batuta" do republicano Pedro Amaral Botto Machado, pudesse festejar este seu centanário. Hoje a Sociedade Musical Gouveense é uma das instituições mais importantes do concelho, pela sua história mas sobretudo pelo seu benemérito para com a sociedade. As comemorações dão íncio hoje pelas 21h no Teatro-Cine de Gouveia com um concerto comemorativo. Amanhã serve-se um repasto no restaurante "O Albertino". Dia 5, a Sociedade recebe a distinção e honras por parte do muncipio de Gouveia em cerimónia a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Réplica de Feira de S. Miguel em Lisboa - Casa da Covilhã

A Casa do Concelho da Covilhã leva a efeito no próximo domingo, dia 2 de Outubro, a iniciativa de recriar na capital do país a Feira de S. Miguel. O evento irá occorer no coração de Lisboa no Parque Eduardo VII,com alto patrocínio da CM de Lisboa, numa clara promoção ao concelho da Covilhã e aos seus produtos. Artesanato, gastronomia e tradição serão os pressupostos que contará com actuação de Ranchos Folclóricos e Etnográficos a que se junta a Banda da Covilhã. O evento terá ínicio pelas 10h30 e prolongar-se-á até ao fim do dia. A Casa do Concelho da Covilhã tem 87 anos na sua existência sendo que esteve alguns anos de interregno, a que a nova direcção quer voltar ao activo no presente. Recordamos que em Lisboa existem três Casas do Concelho do distrito da Guarda, a nossa "embaixada" Casa do Concelho de Gouveia e ainda a Casa do Concelho de Aguiar da Beira e Casa do Concelho de Sabugal.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fogo lavra nos Casais de Folgosinho

Lavra desde as 12h30 um incêndio de grandes dimensões no Parque Natural da Serra da Estrela entre Covão da Ponte, concelho de Manteigas e Casais de Folgosinho(Gouveia). Segundo informação não há habitações em perigo, encontram-se 161 homens no combate às chamas num total de 41 veículos, co-ajudados com meios aéreos, nomeadamente um Kamov.