sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fado de Coimbra enterneceu serão em Melo



Foi com fado que se deu ínicio à edição de 2011 das Festas em Honra do Sr. Calvário de Melo. As mais de duas centenas de pessoas que assistiram ao espectáculo saíram agradados com a simpatia dos artistas e boa disposição que foi mote ao longo de mais de uma hora de espectáculo. Toda a essência das festas foi vivida ontem junto ao Paço de Melo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Museu Lagar Mário Gomes Figueira, um espaço museulógico de tradição e sabedoria

Duas horas bem passadas no Museu de Lagar Mário Gomes Figueira, naquelas paredes estão vincadas a tradição e sabedoria de homens que entre a lavoura e ajuda de meios mecânicos produziam o azeite colhido em oliveira de azeitona galega, genuínamente portuguesa. A simpatia e gentileza na recepção levou-nos ao mundo do passado e do azeite, uma tradição secular que ao longo dos tempos transmitida de família em família.
Espaço familiar, reaproveitado, de uma reconstrução pura assente em cada pedra de granito. No sopé da Serra da Estrela, junto a Vila Franca da Serra existe um espaço que qualquer um de nós deverá visitar e saborear o que lá se encontra.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festas em Honra Sr. Calvário de Gouveia chegaram ao fim, com sabor amargo...


Chegou ao fim mais uma edição das Festas Sr. do Calvário de  Gouveia 2011, em altura de contenção notou-se que a maior "romaria das beiras" levou o seu "corte" no orçamento. Uma aposta na prata da casa no que toca aos artistas envolvidos, uma aposta bem demarcada e que se louva pela estratégia.
No primeiro dia a ExpoSerra foi a rainha, é uma clara aposta do municipio de constituir a antiga fábrica dos Bellinos o centro de eventos, na sede de concelho.
Sábado foi noite de folclore e de Dona Branca, longe vão os tempos de o festival de folclore de Gouveia criar enchentes, a saturação do festival parece estar à vista e as novas gerações não andam de braço dado com esta tradição. Domingo constituiu-se como o melhor dia desta edição, Rita Guerra "encheu" o palco e as gentes de Gouveia com o seu reportório. Era o nome mais sonante das festas e não defraudou os espectadores, foi o dia com mais visitantes, tal era o aperto pelas ruas.
Segunda-feira era dia de Isaura Santos, a artista gouveense que passou pelo concurso da RTP, criou alguma expectativa, ainda assim ficou longe o número de espectadores que se concentraram à frente dos Paços do Concelho, a "jogar" em casa, apesar de alguma intranquilidade a artista de S.Paio merecia um público mais caloroso. Foi o dia mais fraco de uma edição com algum amargo de boca. A falta de espectáculo pirotécnico ajudou para que este último dia fosse despido e sem chama.