segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vão fechar 266 escolas, e agora Gouveia?!

Depois da contradição, o ministro da educação veio no final da passada semana  informar a nação que 266 escolas em Portugal vão fechar no imediato, escolas essas com menos de 21 alunos. Circula na Web uma lista "clandestina" sobre potenciais escolas que terão o seu fim. No concelho de Gouveia saltam três escolas de outras tantas localidades. A escola de Folgosinho, que tanta tinta fez correr em alguns jornais nacionais, bem como alguns minutos no horário nobre da TV é a uma das que toma a dianteira. Vinhó e Arcozelo da Serra, juntam-se à aldeia altaneira do concelho. Resta saber se o "cadáver" de Álvaro Amaro conseguirá suster esta decisão, agora que a clubite é da mesma simpatia.

domingo, 17 de julho de 2011

Águas do Zêzere e Côa em falência técnica

A multimunicipal Águas do Zêzere e Côa , pertencente ao grupo Águas de Portugal encontra-se em falência técnica, são os dados avançados, isto depois de se concluir que os munícipio de Portugal devem mais de 300 milhões de euros às Águas de Portugal.
A multimunicipal existe desde o ano de 2000, com cerca de 11 anos de existência, a Águas do Zêzere e Côa  é responsável pelo abastecimento e saneamento dos concelhos de Gouveia, Seia, Fornos de Algodores, Celorico da Beira, Oliveira do Hospital e Aguiar da Beira, mas ainda de toda a NUT da Cova da Beira. Sabe-se agora que a empresa não é sustentável financeiramente, sem capitais suficientes para assegurar o cumprimento das dívidas e responsabilidades. A instabilidade institucional, a conturbada relação com os municipios que fazem parte dos Orgãos Sociais, levam à conclusão que serão os cidadãos que irão sofrer com estas peripécias só ao alcance do povo luso. É caso para perguntar, para que foi constituída esta multimunicipal?