sábado, 16 de julho de 2011

Folclore anima sábado no concelho de Gouveia


Vinhó e Nespereira fazem do folclore animação este sábado. Em Vinhó arranca mais uma edição do Festival Internacional de Folclore, que conta já com 32 edições. Para além dos ranchos nacionais, vindos de Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila do Conde e Santarém, os destaques vão para os internacionais, vindo de França, do sudoeste oriundos de Pau,o grupo Le Céu, e do sul do Brasil o grupo Arte Nativa Sepé Tiarujá.
Já em Nespereira, será um misto de gastronomia, com destaque para as tasquinhas e o folclore, com inicio pelas 17h30.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Afinal quanto custa uma etapa da Volta a Portugal?


Gouveia será palco de mais uma etapa da Volta a Portugal em bicicleta, será um aperitivo ao ciclo de festas da cidade. Afinal que compensação tem o concelho em receber a prova maior do ciclismo? Quanto custa à cidade ter em suas" terras" os melhores ciclistas nacionais e alguns estrangeiros? Muito se fala em promoção da cidade, mas será efectivamente rentável, agora que se fala em crise, contenção de custos, cortes da função pública, etc. Soube-se hoje através do vereador do desporto da Câmara Municipal da Guarda que a etapa contra-relógio entre Sabugal-Guarda terá um custo entre 50 a 60 mil euros para os dois concelhos. Soube-se hoje também que a "mítica" à Senhora da Graça (Mondim de Bastos) tem a chegada em risco, isto porque o municipio poderá não puder comportar os 78 mil euros que tem de pagar à organização da prova, estando neste momento a negociar com a João Lagos Sports. É evidente que sendo a maior prova de ciclismo nacional tem nos media um grande suporte, sendo ouvida e vista por milhares de espectadores. Sendo certo que o valor que o municipio de Gouveia terá de pagar andará à volta dos 50 mil euros, que dividendos tira o concelho? "Encaixa" quanto? 100 mil euros, 150 mil euros? Uma resposta que só quem gere o municipio poderá responder...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CERVAS liberta Mochos - d`Orelhas em Nespereira

O CERVAS libertou hoje na localidade de Nespereira, dois mochos - d`orelhas pelas 19h30. Os animais foram agora devolvidos à "mãe natureza", depois de terem caído do ninho quando ainda eram crias.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Freguesias do distrito Guarda em risco de extinção.

Já tinha sido aqui adiantado que a reorganização administrativa do país iria ser feita face à crise , agora é próprio coordenador da Associação de Freguesias do distrito da Guarda Luís Soares, que a reorganização será para ser levada a sério, temendo que no distrito da Guarda muitas das freguesias deixarão de existir se o critério for o número efectivo de eleitores. O próprio afirma e alerta «que se a medida do Governo, tiver em conta o critério do número de eleitores, a situação pode ser ainda mais preocupante, no caso do distrito da Guarda, uma vez que perderá trezentas freguesias».O mesmo que refere a necessidade de reestruturação e a mesma faz sentido em algumas sedes de concelho como Lisboa ou Covilhã, mas que noutros casos a situação terá de ser ponderada.

GNR apanha em flagrante assaltantes em Aldeias

A GNR da Guarda em conjunto com a PSP de Gouveia deteve 4 assaltantes, dois dos quais em flagrante ontem na localidade de Aldeias quando se encontravam a furtar uma residência. Os outros dois foram apanhados mais tarde já em Mangualde quando se preparavam para apanhar o comboio na estação de caminho de ferros daquela cidade. Os assaltantes foram presentes a tribunal esta manhã em Gouveia, sendo que os mesmos já estavam identificados pelas autoridades como possíveis assaltantes de diversas residências na região da Serra da Estrela.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Beira-Mar venceu Troféu Estrela 2011



A equipa de aveiro venceu a edição do Troféu Estrela de 2011 pelo resultado de 1-0 frente aos romenos do Brasov, encontro disputado no passado sábado no Estádio do Farvão.
O golo solitário foi apontado por Artur na transformação de grande penalidade a favor dos aveirenses. O troféu foi entregue pelo vereador Joaquim Lourenço ao jogador Hugo, ex-jogador do Sporting Clube de Portugal e Sampdória.

domingo, 10 de julho de 2011

Arquitectura e turismo de mãos dadas

A arquitectura sempre foi um veículo turístico nas grandes cidades europeias, se olharmos ao folheto tuístico de todas as cidades, o património edificado é sem sombra de dúvidas o pretexto do fundamento turístico. A Sagrada Família de Gaudí em Barcelona, o Coliseu em Roma, a Torre Eiffel em Paris, etc. Todos estes exemplos foram ao longo das décadas constituindo-se ícones culturais, pela sua história, pelo seu contexto, pelo seu criador e pela ruptura artística que deram na época.  A arquitectura contemporanea tem dado também às cidades outros níveis culturais capazes de captar turismo, os casos de sucesso da Casa da Música no Porto, a Igreja em Marco Canavezes de Álvaro Siza, ou Teatro Municipal da Guarda. A cidade de Gouveia, para além do espólio de arquitectura popular que continua ainda à espera de promoção turística, viu agora nascer num "bloco de gelo" suspenso sobre quatro pilares, um ícone de arquitectura contemporanea, concebido por dois arquitectos recentemente premiados internacionalmente. Não será demais afirmar que este novo património edificado tem de vir referenciado nos tais folhetos de promoção turística da cidade.