sexta-feira, 1 de julho de 2011

Municipio de Gouveia com três vereadores a tempo inteiro

Foi com a aprovação dos votos do PSD na última reunião de câmara que o vereador Joaquim Lourenço passa a ser vereador a tempo inteiro, alías trata-se de um regresso a esta condição, juntando-se a Luís Tadeu e Laura Costa. Álvaro Amaro considera « a existência de dois vereadores a tempo inteiro é manifestamente insuficiente». Fica agora o próprio com mais tempo para voos de outra latitude.

Estação de comboios da Guarda pode vir a perder bilheteiras.

A CP está a levar a cabo uma profunda remodelação operacional, tanto ao nível dos recursos humanos como no departamento de manutenção. A linha da Beira Alta vai passar a ter o centro de operações em Coimbra, já informou a REFER. A CP pondera ainda fechar as bilheteiras da estação da Guarda, ficando apenas possível comprar bilhtete pela internet ou no revisor no interior da carruagem...o interior rumo ao deserto!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rancho Fólclorico de Gouveia - 52 anos de existência

A sua fundação remonta a 29 de Junho de 1959, preserva os valores e tradições do concelho, espalha por esse país fora e além fronteiras a génese da "nossa" gente e esforço daqueles que incessantemente fizeram mais por Gouveia. O Queijo da Serra, o Pastor e o Cão Serra da Estrela fazem acompanhar este Rancho nas suas actuações.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Dona Branca voltam à Praia de Mira

A banda gouveense Dona Branca voltam a actuar na Praia de Mira, no próximo dia 2 de Julho, os gouveenses sobem ao palco do Centro Cultural da Praia de Mira, tendo sido convidados para encerrar o "Mega Concurso de DJ´s".

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Incêndio duvidoso junto à capela de Stª Eufémia

Pouco passava das 14h00, no passado sábado, as chamas vindas de um pequeno palhiço rapidamente se alastraram a olival e pinheiros. O incêndio assume contornos estranhos face à hora e o local de péssimo acesso, junto à capela de Stª Eufémia na localidade de Melo. A rápida prontidão de um helícoptero vindo de Seia, a chegada de alguns civis que por aí estavam e mais tarde os Bombeiros Voluntários de Melo permitiram que o incêndio não assumisse outras proporções.

Rótulo das garrafas da Água Serra da Estrela

Foi nos anos 80 uma verdadeira mais valia para Gouveia o surgimento da empresa SASEL (Sociedade Águas Serra da Estrela), os laníficios iniciavam o seu declínio e o surgimento desta empresa foi uma lufada de ar fresco num concelho que vivia essencialmnte da pastorícia e do têxtil. Aos poucos a sociedade veio acompanhar aquilo que designamos de globalização e hoje, a Sumol+Compal é detentora na plenitude, desde 1 de Janeiro, da comercialização e distribuição da Água Serra da Estrela. Julgo que no interior de todos os gouveenses existia um enorme orgulho ao ver no rotúlo das garrafas o nome de Gouveia, afinal aquela àgua faz parte de Gouveia e dos gouveenses. Com a aquisição por parte da Sumol+Compal, foram feitas alterações de marketing e um novo visual surgiu nas prateleiras dos supermercados. Pena é que o substantivo próprio Gouveia deixasse de figurar nas garrafas. «engarrafada junto à histórica nascente Fonte da Vidoeira na Cabeça do Velho», alguns saberão onde fica a Cabeça do Velho! Poderá ser isto um reparo? uma mesquinhez? ou até um pormenor sem importância? certo que quando compramos uma água Vidago, sabemos de onde é, uma Pedras Salgadas também, ou uma garrafinha do Luso que muito bem refere Buçaco, já água Serra da Estrela poderá ser de Seia, de Manteigas ou da Covilhã. Como foi referido anteriormente poderá ser mesquinhez mas se para uns pouco importa se está Gouveia, para outros que por lá laboraram e ajudaram aquela empresa e a água a crescer no mercado nacional, gostariam de voltar a ver escrito Gouveia, afinal faz parte da história do concelho.