sábado, 18 de junho de 2011

Figura de Governador-Civil pode deixar de existir

Tem sido um dos actores políticos que mais se tem movimentado no distrito, entre conferências, discursos, condecorações, apresentações, Santinho Pacheco é sem dúvida um Governador-Civil, que se pauta pelo dinamismo e vontade de exercer uma função que a maioria da população nacional considera obsoleta. A sua função pode ter os dias contados, há uma grande vontade do sector político que deseja extinguir esta "figura". Agora que o novo governo tomará posse, uma das primeiras medidas poderá ser mesmo a extinção do governador-civil.
Considero que a figura do governador-civil não deveria ser extinta,é verdade, a sua função deveria ser alargada e alterada. Deveria constituir-se como entidade fiscalizadora das autarquias de cada região, com outro conceito é certo, dando maior autonomia regional no acto de decidir e criar pontes de ligação para com o Poder Central. O estado das autarquias, em completa ruptura financeira, seria um excelente "handicap" à função de governador-civil. Nos últimos 25 anos as autarquias criaram uma cultura de betão sem precedentes, sem qualquer nível de sustentabilidade. A criação de conselhos regionais apartir do "aparelho" existente de governador-civil, eleitos por sufrágio, claro está, levaria a uma justiça e desenvolvimento equiditativo regional potenciando economia, turismo e controle dos orçamentos das autarquias que tanto pesam no defíce do país.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Praia fluvial salgada de Mangualde é inaugurada esta 4a. feira


Vai concerteza a passar ser um locar de eleição de muitos verneantes e um local que irá potenciar a região, a praia fluvial de Mangualde abre esta 4a. feira ao público. Um investimento de 1 milhão de euros, cujo investimento é privado com parceria da Câmara Municipal de Mangualde. A praia com àgua salgada, aqui tão perto da Serra.

Casa do Concelho de Gouveia organiza convívio em Odivelas

A Casa do Concelho de Gouveia organiza um convívio-sardinhada entre sócios e amigos da associação regionalista no próximo dia 23 de Junho no Pinhal da Paiã (Pontinha-Odivelas). A "embaixada" de Gouveia na capital solicita aos interessados de confirmarem presença até ao dia 18 de Junho. Contactos: 919 870 012 ou 968 246 499 ou socios.casaconcelhogouveia@gmail.com

Rita Guerra é cabeça de cartaz das Festas em Honra Sr. do Cálvario de Gouveia

Segundo a última edição do Notícias de Gouveia, Rita Guerra será um dos principais atractivos das Festas em Honra Senhor do Calvário de Gouveia 2011. O figurino em relação ao ano trasacto não sofre alterações, vão continuar os quatro dias de festa. Para além de Rita Guerra, outra atracção musical será Virgem Suta, ficando a faltar o dia de segunda-feira, já que sábado, como habitualmente está guardado para mais uma edição do Festival  Internacional de Folclore. Restará saber se será um artista da casa, a preencher a vaga, fala-se em Dona Branca ou Isaura Santos, que participou no programa Operação Triunfo da RTP.