sábado, 16 de abril de 2011

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemorado em Cativelos e Vila Franca da Serra

O Museu Lagar da Moira em Vila Franca da Serra e o Museu de Moínho em Cativelos fazem parte do programa nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora esta 2a. feira dia 18 de Abril. Estão agendadas algumas iniciativas nestes dois espaços no concelho de Gouveia. No Moínho de Água, será feita uma visita guiada, em demonstração de como funciona um moínho de funcionamento hidrico. Já o Lagar da Moira, para além da visita possível por parte do público em geral, será exibido um documentário: "Lagar da Moira - Retrato de um Lagar de Azeite", será pelas 17h.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

116 mil euros para apoiar o empreendedorismo

A Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela vai receber cerca de 116 mil euros destinados ao programa Rede Integrada de Apoio ao Empreendedorismo e ao Empreendedor. Visa sensibilizar os cidadãos para empreendedorismo, criando apoios nos primeiros anos de vida de uma empresa. A Beira Interior vê assim uma forma de apoio já a COMURBEIRAS irá recepcionar também cerca de 270 mil euros para os mesmos fins.

Cabeças de Lista do distrito Guarda quase em pleno.

CDS-PP e PSD têm já os seus cabeças de lista às próximas eleições definidas, do lado do PSD, Manuel Meirinho é o escolhido, o professor universitário natural do Soito terá como número dois o gouveense Carlos Peixoto, que assim poderá continuar no círculo da Assembleia da República. Isto poderá significar que Carlos Peixoto não irá "concorrer" à sucessão de Álvaro Amaro no municipio de Gouveia. No CDS-PP, a escolhida é Emília Bento, que se candidatou à Câmara Municipal de Aguiar da Beira. No Partido Socialista, as decisões serão tomadas esta noite sendo que Rita Miguel parece assumir lugar de destaque, a arquitecta é a escolhida pela concelhia da Guarda. Ainda assim José Albano espreita a oportunidade, o actual presidente da Federação da Guarda, renunciou ao lugar de deputado na legislatura que agora findou.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

8ª Edição do Festival Secundário

É já um "palco" habitual este Festival do Secundário, que se realiza em Gouveia, nesta que será a 8ª edição. No próximo domingo todos os caminhos irão dar ao Parque da Senhora dos Verdes. São esperados 5000 estudantes do ensino secundário, que terão entre outra atrações, muita música e actividades radicais. Este ano é aproveitado este festival para dar ínicio ao StreetSurfing, será instalado uma rampa em "S", onde craques da modalidade irão demonstar as acrobacias. O festival realiza-se entre 17 e 21 de Abril.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alambicada candidata a 7ª Maravilha da Gastronomia.

A ADRUSE (Associação Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela) apresentou os pratos candidatos ao Concurso 7 Maravilhas da Gastronomia em representação da região da Serra da Estrela. Como prato de carne, a associação, sugeriu a "Alambicada", de origem do municipio de Gouveia, que em Setembro do ano passado foi atracção na primeira edição da VINAL em Vila Nova de Tazém.

domingo, 10 de abril de 2011

A cantiga do " Zé" e o "Nobre" de Passos

A política continua a dar-nos verdadeiros motivos de descrença, o país está num impasse político a que chamam de crise. Sinceramente não vejo nas ruas a verdadeira crise, existem dificuldades isso sim, àqueles menos protegidos. A par disso temos dois dados concretos deste fim-de-semana, é que o "Zé" saiu de um congresso mais confiante, jogando todas as cartas que tinha e a ver pelo estado das coisas o "vilão" parece querer o impossível. Graças ao seu opositor que continua a meter os pés pelas mãos, depois do IVA, das privatizações, da avaliação de professores, um dia é verdade outro é mentira, vem agora lançar um trunfo, Fernando Nobre é cabeça de lista por Lisboa nas lista do PSD. Lançado aos "tubarões" nas presidênciais por Mário Soares, vem agora dar um abraço a Passos Coelho, em prol de um tacho na Assembleia. Ao que isto chegou. A notícia não foi oficializada, foi lançada na página de facebook de Passos Coelho.