sábado, 5 de março de 2011

I Edição da Feira do Queijo já está!

A I edição da Feira Regional do Queijo da Serra chegou ao fim, a organização refere um dia positivo e de esperança mas que há muito a fazer. É desejo desta Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela que outros municipios se juntem a esta festa da promoção da iguaria serrana. A afluência ficou ainda assim àquem das expectativas, talvez o frio e a chuva tenha afastado muita gente deste evento. A simplicidade do evento acabou por torná-lo bem regional mas fica a ideia que Gouveia no ano de 2012 poderá fazer bem melhor, e assim esperamos. À chamada não faltaram os " actores" políticos da região, toda a "nata" política ali se concentrou, de Santinho Pacheco, a Carlos Peixoto, acabando em José Albano. O primeiro e o último acabaram por sair mais cedo, pois José Socrates os esperava na cidade da Guarda. Do poder central chegou José Junqueiro, secretário de estado foi orador, disse que a Serra da Estrela em vinte anos mudou muito, não percebi se está melhor ou pior, no seu entender...

sexta-feira, 4 de março de 2011

Seia pondera sair da Águas do Zêzere e Côa

A novela continua, os municipios da multimunicipal Águas do Zêzere e Côa continuam à espera de uma resolução mais plausível por parte desta empresa em relação aos municipios do distrito da Guarda. O elo da questão são os aumentos exagerados do preço da água que muita tinta tem corrido em jornais e outro meios de comunicação social. Depois de Belmonte ter ameaçado com um processo judicial, a autarquia de Seia bate o pé e pondera seriamente sair da multimunicipal e ligar-se às Águas do Mondego, uma vez que o continuar deste "mau estar" não é benéfico, estando em causa os interesses dos municípes senenses.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Queijo da Serra da Estrela anima fim-de-semana de Carnaval

Um pouco por todo o país se vive o carnaval, os carros alegóricos são o instrumento dos festejos. Na Serra da Estrela é o Queijo da Serra que torna o carnaval mais saboroso, não faltarão motivos para ir até à Serra e provar tal iguaria. Sábado, todos os caminhos vão dar a Seia para a primeira edição da Feira Regional do Queijo da Serra, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela (Gouveia, Seia e Fornos de Algodores). Esperam -se mais de 200 produtos de queijo que estarão juntamente com tasquinhas e diversos produtos regionais, a tradicional prova ocorrerá por volta das 11h. Não faltarão ainda animações nomeadamente actuação de diversos Ranchos Folclóricos, cujo Rancho de Gouveia fará a sua actuação. Celorico da Beira também aproveita o fim-de-semana para fazer a promoção do afamado queijo, seminário, feira, passeio TT, são algumas das iniciativas levadas a cabo por parte do municipio que não faltarão actuações de diversos Ranchos Folclóricos também, com presença do Rancho Folclórico- Cancioneiro de Folgosinho.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Gouveia tem 874 desempregados inscritos

Segundo estatísticas fornecidas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, na análise mensal, Gouveia tem 874 desempregados inscritos no mês de janeiro, mais 5% que em dezembro do ano passado. O aumento é generalizado tanto nacional, como distrital, a região tem mais de 13 mil desempregados, sendo que Guarda e Covilhã assumem 44% desse "bolo". Olhando ainda para concelhos vizinhos podemos ver que Seia tem 1579, Celorico da Beira tem 313, Fornos de Algodores tem 261 e Manteigas 216 desempregados inscritos. De referir que em Gouveia o número irá aumentar face ao encerramento da fábrica ACORFATO, que traduzir-se-á em mais 54 desempregados.

Arcozelo da Serra recebe Campeonato Regional de Damas

O restaurante Ponte dos Cavaleiros, na localidade de Arcozelo da Serra (Gouveia), será palco da próxima jornada do II Campeonato Regional de Damas, agendada para este sábado pelas 14h. A jornada era para se realizar em Pinhel mas devido à impossibilidade do espaço, esta veio para o concelho de Gouveia. Curiosamente O Club Camões, equipa de Gouveia lidera a  classificação por equipas.

Deslocação do helicoptero do INEM de Santa Comba para Aguiar da Beira cria contestação

O helicoptero do INEM que estava temporáriamente estacionado na base de Santa Comba do Dão foi deslocado para a base de Aguiar da Beira. Esta deslocação levou ao descontentamento de autarcas, bombeiros e população que referm que o local ideal é Santa Comba do Dão e não Aguiar da Beira devido à localização geográfica, central, necessária a este tipo de equipamento. Esta fixação em Aguiar da Beira vai permitir que o governo avance no seu programa de fecho dos SAP (serviço atendimento permanente) no período nocturno, no distrito da Guarda.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Deolinda e Rita Redshoes em Manteigas na Expo Estrela

O grupo Deolinda e Rita Redshoes serão a atracção musical da edição 2011 da Expo Estrela em Manteigas que irá decorrer entre 4 e 8 de Março. O certame irá contar com cerca de 60 expositores, onde serão dado relevo aos produtos regionais, mas também artesanato e gastronomia. A neve será o tema deste evento, segundo o autarca de manteigas " só assim haverá muita gente na Serra e, consequentemente, em Manteigas."

Museu do Mel abre em Pinhel em junho próximo.

O projecto é financiado pelo programa comunitário PRODER e irá abrir portas no mês de junho do corrente ano de 2011. Para além da promoção do mel e da sua importância, este projecto terá ainda uma componente turística bem vincada ao disponibilizar no espaço 16 camas, um parque de campismo rural e 3 bungalows, que ajudarão o municipio na capacidade de fixação turística.

Manteigas exige requalificação da EN338

A estrada que liga Manteigas-Piornos tem o seu projecto de requalificação pronto, mas o atraso no ínicio dos respectivos trabalhos tem levado o presidente da autarquia ao desespero. Embora discorde de alguns pontos do projecto, Esmeraldo Carvalhinho refere " precisamos desta estrada como pão para a boca", o atraso do processo de requalificação tem prejudicado o municipio em vários aspectos, até porque a circulação de veículos pesados está proíbido.

Turismo da Serra da Estrela esteve em grande na BTL

A Bolsa Turismo de Lisboa contou nesta edição de 2011 com uma presença reforçada por parte da Região da Serra da Estrela. Alías o stand do Turismo da Serra da Estrela contou com a superfície maior de sempre, com 252 m2. A natureza e a gastronomia foram os "pratos" fortes para promover a marca da Serra da Estrela.