quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prémio Pintura Abel Manta 2011


No âmbito das comemorações do 23º aniversário da elevação de Gouveia a cidade, foi lançada a edição do prémio de pintura Abel Manta de 2011, cuja formato passou a bienal. Os concorrentes deverão entregar os trabalhos até 16 de Abril no Museu Municipal Abel Manta em Gouveia. O regulamento ao concurso está disponível no website da  Câmara Municipal de Gouveia em: http://www.cm-gouveia.pt/vivergouveia/espacoeducativo/Paginas/prmio-abel-manta-de-pintura-2011.aspx

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Redesenho autárquico...conseguirá Gouveia resistir?

Hoje é dia de festa em Gouveia pelo seu 23º aniversário de elevação a cidade, mas é nos festejos também que se deverá dar lugar a reflexões, e este já foi aqui referido aquando do artigo "Mapa". Foi alías um aperitivo deste que passo a trazer aqui.
O Governo da República, trouxe a lume um projecto que estava guardado na gaveta, redesenhar o território autárquico português, tudo em prol da diminuição da despesa pública e de uma administração local mais coerente do próprio território. Lisboa, já tomou a dianteira, refez o seu concelho e das 53 freguesias, constituiram 24, ora verdadeiro pronúncio que a coisa vai ter pernas para andar, não fosse Lisboa bastião socialista, que está a servir de cobaia a tudo o resto. Ora se Lisboa redesenha que é a capital do país porque não redesenham o resto, o passo está dado. Os economistas aplaudem aos sete costados, para eles é política a levar adiante, a pergunta que fica é, e Gouveia? Resiste? É anexada? Pelo menos ao nível das juntas de freguesia será inevitável, imagino núcleos por exemplo Freixo da Serra - Figueiró - Folgosinho, ou Melo (Nabaínhos) - Nabais, ou Vila Cortez - Ribamondego - Vila Franca, ou Aldeias - Moimenta - Nespereira, etc. Esperamos para ver os próximos capítulos, porquanto em Gouveia nada os preocupa, aos políticos, apenas discussões brejeiras de jornal.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Guerra do "bate-boca"

Já aqui se falou da inércia político-partidária de Gouveia, talvez vezes sem conta. Aquilo que temos lido ao longo das últimas semanas no nosso prezado Notícias de Gouveia, onde respostas e contra-respostas dos políticos do nosso concelho se amontoam, num verdadeiro" chorrilho", diria mesmo, em que nada se aproveita para levantar este concelho do marasmo existente. Uma vez mais se comprova que esses políticos não estão aqui para resolver os problemas do concelho mas outros que não se consegue perceber bem quais. O tempo perdido em palavras de "bate-boca" que os gouveenses estão fartos, que ajudam ao descréditos dos próprios políticos. Haja bom senso, é hora de arregaçar as mangas, de aproveitar o tempo em questões úteis...ou poderá ser tarde demais!