sábado, 15 de janeiro de 2011

Manteigas e Seia apostam na energia "limpa"

Seia e Manteigas adoptaram um novo conceito cujo fundamento se revê nas energias renováveis/limpas. Seia iniciou uma campanha junto da população do concelho a adquirirem lâmpadas economizadoras, amigas do ambiente, Seia quer mesmo ser a cidade portuguesa mais limpa e sem CO2.  Já Manteigas colocou em marcha o projecto de parque eólico com um centro de demonstração de energias renováveis. Recordamos que em Folgosinho (Gouveia) foi anunciado em finais de Novembro do ano passado, um projecto tambem de parque eólico, nos terrenos baldios desta localidade.

JSD/Guarda dá formação em Gouveia este fim-de-semana

A Juventude Social Democrata da Guarda dá este fim-de-semana em Gouveia formação aos alunos do secundário. A formação decorre no antigo seminário de Gouveia para os alunos entre os 16 e 18 anos, sobre o título " Formação Secundário". Estarão presentes os deputados eleitos pelo círculo da Guarda à Assembleia da República. Alguns temas serão o associativismo estudantil, o estatuto do aluno entre outros.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

3º BTT Pedra Sobre Pedra - Melo

A vila de Melo acolhe no próximo dia 30 de Janeiro o 3º BTT Pedra sobre Pedra, numa organização levada a cabo pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Melo. As inscrições estão abertas a participantes, a prova terá um distância de cerca de 45 km, segundo a organização. A partida está marcada para as 9h30.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Manuel Alegre visita amanhã distrito da Guarda em campanha.

Depois de Cavaco Silva ter passado pelo distrito da Guarda em campanha, Manuel Alegre estará amanhã por terras da Beira Alta. Estará em S. Romão (Seia), Trancoso e o almoço será na cidade da Guarda. Da parte da tarde já no distrito de Viseu irá a Mangualde estando agendado jantar-comício em Viseu. Recordemos que o gouveense Alípio de Melo é o mandatário da candidatura de Manuel Alegre no distrito da Guarda.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"O mapa"

Como foi publicado ontem aqui no Jornal O Herminio, Dr.º Álvaro Amaro voltou a lembrar que apesar das dificuldades, o projecto de colocar Gouveia no mapa tem vindo a verificar-se. O mapa do Dr.º Álvaro Amaro não deve ser o mesmo que o nosso, pelo menos que o meu. Gouveia não só, não está no mapa como cada vez menos estará. O concelho de Gouveia nos últimos 20 anos perdeu qualquer coisa  como 10 mil habitantes, perdeu o fulgor industrial e pior que isso, no período de transição onde se esperava uma clara aposta vincada no turismo como fonte de "alimento" do concelho, falhou. Hoje podemos concluir que aqueles eventos de "canhões de neve" foram feitos sem planeamento sustentável, foram eventos pontuais no tempo que não funcionaram. Quando se planeia, é preciso pensar num todo, num conjunto, só assim algo poderá surtir efeito. Quando temos um conjunto de factores/elementos, um poderá falhar, mas o conjunto sobresaí. Gouveia apostou em pontuais ocasiões e deu-se mal, até porque a conjuntura económica no concelho não permite o continuar deste tipo de actividade.  Hoje não podemos afirmar que Gouveia é Capital da Aventura, não o é, nem poderá ser! Não são um conjunto de viaturas de todo-o-terreno que se encontram uma vez por ano que fará da cidade de Gouveia a Capital da Aventura.
Mas não se trata apenas dos eventos mas toda uma estrutura directa/indirecta que Gouveia não consegue se auto-sustentar. De que vale a pena termos uma chegada de ciclistas se depois a cidade não pode albergar toda uma estrutura, levando potenciais clientes a pernoitar em cidades vizinhas. Gouveia nestes últimos dez anos não soube colmatar a falta de dormidas, não me estou a referir ao turismo de habitação, esse é um mundo à parte. Em tempos de eleições muito se fala da Pousada, falou o antecessor e falou o actual presidente do municipio, mas tudo fica em "banho maria" ou o problema é de do Estado ou o problema é do imóvel. Assim se vai caminhando para o fosso de um concelho cada vez mais deserto em direcção à sua inexistência. Já aqui o referi que Gouveia só poderá encontrar soluções através de um conceito de cidadania, com os sectores a trabalhar em conjunto, com um só plano, numa só direcção. Se Gouveia quer continuar a existir nos próximos 20/25 anos enquanto concelho terá de aumentar a sua população jovem nos próximos 5/8 anos em mais 5.000 habitantes. Se isto não acontecer corremos o risco de no "mapa" Gouveia estar anexada a uma cidade vizinha.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O melhor e o pior de 2010 segundo Álvaro Amaro

Em declarações proferidas ao jornal Nova Guarda, o presidente do municipio de Gouveia teve dificuldades em encontrar dados revelantes acontecidos em 2010, «Foi um ano tão marcado pela indefinição por parte do Governo central que eu tenho sérias dificuldades em apontar algo de particularmente relevante.» No entanto não deixou de referir aos dois projectos de investimento privado que irão surgir em Gouveia, que segundo ele ajudarão a colocar Gouveia no mapa. «Estes dois projectos são o corolário de uma estratégia que nós afirmámos há oito anos atrás, quando dissemos que, apesar das dificuldades, nós queremos colocar Gouveia no mapa». Já o lado negativo de 2010, o mesmo referiu que, «A instabilidade financeira e os cortes cegos que o Governo fez. Quer dizer, corta-se a mesma percentagem para todos, valendo o mesmo para os grandes centros como para as terras do Interior. É imoral e injusto. Isso afectou, e de que maneira, as nossas finanças». Para 2011, o presidente referiu-se à importância do Quadro de Apoio Comunitário, «no Orçamento para 2011 da Câmara de Gouveia estão inscritas as obras que têm financiamento garantido, aprovadas no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Temos investimentos aprovados no valor de quase cinco milhões de euros, para quais precisamos de uma comparticipação interna, e eu confesso que é essa a dificuldade...mas por ora ainda não tenho a certeza se vão ser feitas...»

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cavaco Silva visita distrito da Guarda esta semana

O Prof. Cavaco Silva fará uma visita ao distrito da Guarda, no âmbito das eleições presidênciais, esta semana,no dia 12. Depois de Manuel Alegre já ter feito a sua aparição no distrito, Aníbal Cavaco Silva vem fazer a sua campanha. Estão previstas passagens em 4 concelhos do distrito, Seia, Almeida, Guarda e Vila Nova Foz Côa. Ponto alto será o almoço na capital de distrito.

Concurso Fotografia " A Nossa Gouveia, O Nosso Concelho"

A página do Facebook do municipio de Gouveia está a levar a cabo um concurso de fotografia, intitulado " A Nossa Gouveia, O Nosso Concelho", o tema como não poderia deixar de ser, o concelho de Gouveia. O prazo para entrega das fotografias é até ao próximo dia 20 de Janeiro. Todas as informações adicionais poderão ser visualizadas na página do Facebook.