sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa festeja 59º aniversário

A Casa do Concelho de Gouveia, a «embaixadora» dos gouveenses em Lisboa, festeja no próximo dia 1 de Dezembro o seu 59º aniversário. Pelas 10h00 será o içar de bandeiras, e a recepção à comitiva vinda de Gouveia. Como convidado especial terá a presença da arquitecta Isabel Manta na Sessão Solene, neta do Mestre Abel Manta, pintor nascido em gouveia no ano de 1888. Pelas 13h00 será servido o repasto no restaurante Buffalo Gril em Sete-Rios. Oportunidade ainda na Sede da Casa  para ver a exposição fotográfica, " Casa do Concelho de Gouveia 2001-2010 Retrospectiva".

Simetria da Natureza em exposição em Vila Franca da Serra

Decorre até ao próximo domingo em Vila Franca da Serra a exposição Simetrias na Natureza, levada a cabo pela Associação Cultural Mário Gomes Figueira. A exposição surge no âmbito das comemorações da Semana da Ciência Viva, todo o Património Geológico e Biológico da Serra da Estrela pode ser visto.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Abre " Loja Social" em Gouveia

O inicio da quadra festiva em Gouveia vai ficar marcada com a inauguração e abertura da Loja Social. Em tempo em que os níveis de solidariedade são mais elevados, a Câmara Municipal de Gouveia abre este espaço para que os mais carenciados tenham um apoio mais directo. A inauguração está marcada para as 17h00 do dia 1 de Dezembro, a loja fica situada na Rua Fernão Mendes.

Manteigas ameaça sair do Sistema Multimunicipal Águas do Zêzere e Côa

A autarquia de Manteigas fez saber que está a equacionar a hipótese de abandonar o Sistema Multimunicipal de abastecimento de águas e saneamento gerido pela empresa Águas do Zêzere e Côa. Tudo devido ao aumento da factura do abastecimento de água que o presidente da autarquia considera «completamente inadmissível». O mesmo refere que os valores apresentados pela empresa para o ano de 2011, «já atingem valores inicialmente previstos no plano de desenvolvimento da empresa para 2027». A solução poderá passar pela saída do Sistema «Nós não precisamos do sistema da Águas do Zêzere e Côa, porque temos água com qualidade e em quantidade, por gravidade», referiu ainda Esmeraldo Carvalhinho.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vem aí as temperaturas baixas...

Portugal nos próximos dias vai arrepiar de frio, sobretudo no interior centro. Gouveia no fim-de-semana, no que toca a temperaturas mínimas oscilará entre -1º e 0º. Previsão de neve e chuva. Lisboa chegará aos 6º graus de mínima  sexta-feira e Porto chegará aos 4º de mínima para sábado.

"Plantar Portugal", Seia, Pinhel e Guarda aderem.

Começou como movimento de cidadãos que deu o nome "Plantar Portugal". A iniciativa tem-se revelado bastante positiva, o que levou a várias instituições a aderirem em conjunto para a tornar ainda significativa. Os municipios da Guarda, Seia e Pinhel foram aqueles que prontamente responderam à iniciativam levando a cabo acções de sensibilização e saída de campo. De 23 a 28 Novembro serão vários os eventos que englobarão escolas e os mais jovens.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Natal de Luz" com cortes...ou sem?

O Natal está aí à porta, as iluminações de natal das ruas são uma tradição e uma atracção para os mais novos e mais crescidos também. O comércio tem a opinião de que é fundamental a sua continuação apesar dos tempos de crise. Apesar do poder de compra cada vez mais em decréscimo, dizem a grande maioria dos estabelecimentos comerciais, que as iluminaçãoes de Natal são ainda assim um chamariz. Gouveia tem tradição e ao longo dos últimos anos aposta forte do municipio. Alguns municipios do distrito nomeadamente na capital, Guarda, este ano não haverá iluminações apesar de alguns eventos pontuais para a pequenada, alusiva ao natal. E Gouveia no seu " Natal de Luz" será com a intensidade do custume? Não faltará muito para saber.