sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Os Bigodes" amanhã em Folgosinho

O restaurante O Albertino recebe o 35º Jantar - Convívio dos Bigodes, organizada pela Associação Recreativa "Os Bigodes". A recepção está marcada pelas 17h com um Dão de Honra, sendo o jantar servido pelas 20h. A animação estará a cargo do Grupo Típico "Os Capelenses", no final serão escolhidos os três melhores bigodes do convívio.

Fim-de-semana prolongado com mau tempo e neve.

Segundo o Instituto de Meteorologia, o fim-de-semana será de mau onde quase todo o país está já em alerta amarelo devido à chuva forte e vento forte. Há ainda probabilidade de queda de neve nas terras altas, acima dos 1400m. O alerta amarelo será até às 0h00 de Domingo.

Mudança da hora no Domingo

A mudança de hora é já no domingo, como todos os anos no último domingo do mês de Outubro passamos a ter a hora de inverno. Os relógios às 2h da madrugada deverão ser atrasados 1h.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nomeação do 2º comandante do Centro Distrital de Operações de Socorros longe de consenso

O novo 2º Comandante do Centro Distrital de Operações de Socorros, José António Oliveira, está longe de ter consenso entre os bombeiros do distrito da Guarda, o ex- comandante dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho não é um homem totalmente desejado. O gouveense Gil Barreiros, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito, congratula-se com a escolha, lamentando no entanto a falta de diálogo entre as várias entidades.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Melhor escola do distrito é de Fornos de Algodores

Segundo publicação no Diário de Notícias relativamente ao "ranking" das escolas em território nacional trouxe uma vez mais a «lume» as questões de ensinno público e ensino privado. No que concerne ao distrito da Guarda a melhor posicionada entre as 599 escolas encontra-se a escola EB de Fornos de Algodores ao se encontrar na 83º lugar. Os restantes lugares não são merecedoras de resultado, a escola secundária de Gouveia pauta-se pelo 526º lugar, pior mesmo só, a escola secundária de Figueira de Castelo Rodrigo 584º lugar e a escola Dr. José Casimiro Matias, da cidade de Almeida na 594º lugar.

Nem sempre o gene é transmissível aos ascendentes

Existem semelhanças entre França e Portugal marcadas pela História das civilizações que não tiveram continuidade nos dias de hoje. As manifestações vividas em França, força de uma verdadeira nação, demonstraram que a sociedade é ainda uma voz que os demagogos políticos devem ouvir. Pena para nós que D. Henrique de Borgonha, pai do primeiro Rei de Portugal, não tenha transmitido a D.Afonso Henriques esta veia de luta e de manifestações. Que fariam os franceses se o IVA subisse de 21% para 23%, que houvesse cortes nos abonos de família, se houvesse reduções nas deduções em IRS, se houvesse cortes nas pensões ou nos subsidios...que fariam eles?? Afinal a razão de manifestar dos franceses é apenas a passagem da idade da reforma dos 60 para os 62 anos!
Já ouvi por aí muito boa gente dizer que as manifestações não nos levam a lado nenhum, mas afinal para que servimos? Somente para votar de 4 em 4 anos ou de 5 em 5 anos. Hoje Aníbal Cavaco Silva anunciou a recandidatura à Presidência da República, infelizmente com forte possibilidade de ter sucesso. Os portugueses têm o hábito de esquecer depressa, longe vão os tempos da Marinha Grande ou da Ponte 25 de Abril.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Queda do Serviço Nacional de Saúde

O interior do país tem sofrido drásticamente em vários campos, um deles é a assistência médica cada vez mais fugaz, primeiro o fecho de maternidades, depois os SAP`s, e na verdade tudo acaba, quando assistimos cada vez mais ao envelhecimento do interior, num país cada vez mais litoralizado. Os constantes cortes sucessivos no ministério da saúde têm deixado a olho nu que os governos não querem um sistema de saúde equitativo para todos, segundo a velha máxima da constituição portuguesa onde alega um SNS gratuito a todos os cidadãos portugueses. A questão do envelhecimento da população e a deslocação dos ainda novos para o litoral e estrangueiro têm servido de âncora para o fecho dos Serviços de Atendimento Permanente, segundo eles «não vale a pena ter o Centro de Saúde aberto toda a noite por causa de um ou dois paciêntes». A chegada de hospitais privados a Portugal tem meia dúzia de anos, numa fomentação cada vez mais vincada, a saúde é um bom veículo de negócio, todos nós precisamos de ter saúde e hoje nos grandes centros de Lisboa e Porto, por uma constipação se deslocam muitos paciêntes ao Hospital da Luz ou ao Hospital dos Lusíadas. A construção de um hospital privado em Viseu, vem colocar muitas interrogações, apesar de já ser um grance centro urbano, por certo que não se focalizará apenas na população de Viseu. Toda a faixa centro Aveiro-Guarda vai recorrer ao este novo equipamento,que estará pronto em 2012, num investimento de 40 milhões de euros do Grupo Visabeira e HPP. Uma coisa é certa, ninguém aposta 40 milhões para perder...

Queijo da Serra de Celorico à venda nos Aeroportos de Lisboa e Porto

O Queijo da Serra fabricado no concelho de Celorico da Beira encontra-se desde o príncipio do mês de Outubro à venda nas lojas Francas, nomeadamente no Aeroporto de Lisboa e Porto. Locais de passagem de milhões de pessoas, trata-se de uma estratégia do municipio de Celorico da Beira em conjunto com o Solar do Queijo da Serra.