sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como os emigrantes irão pagar a A23 e A25?

Apesar da Providência Cautelar, o Governo não se demoveu e a partir de hoje nas SCUT do litoral norte e Costa de Prata, iniciou-se o pagamento de portagens com os novos dispositivos. As SCUT da Beira Interior, A25 e A23 vão ter o mesmo destino, e segundo anunciou o governo em Abril de 2011, também ali se dará o ínicio ao pagamento de portagens para todos. A pergunta que fica é, como pagarão os nossos emigrantes as portagens?? Os novos dispositivos estarão disponiveis nos balcões dos correios e (vejam bem!) nas estações de serviço das Auto-Estradas.  Quem entra em Vilar Formoso, onde vai comprar? Certinho que terá de parar no balcão dos correios daquela cidade e comprar um dispositivo para chegar á sua Terra Natal. Depois de umas belas horas ao volante, com ansiedade de chegar à sua terra, ainda terá de pensar como vai pagar na A25. Pelo que li hoje, a vida não está fácil para os lados da Galiza e Viana do Castelo, os condutores de pesados sentem-se indignados é que a "caixinha" custa 100 euros e só dura para 3 meses, e não acumula valores que possam restar na "caixinha". Em Portugal primeiro fazem e depois de feito é que pensam...pode ser que lá para Abril a coisa esteja mais bem definida.

Celorico da Beira passa a ter Borrego certificado


Celorico da Beira passa a comercializar o borrego Serra da Estrela certificado. A autarquia em conjunto com os estabelecimentos comerciais efectuaram uma parceria, de modo a colocarem um produto de qualidade.« O produto denominado Borrego Serra da Estrela é a carne proveniente dos filhos das ovelhas das duas etnias leiteiras tradicionais da Serra da Estrela (Churra Mondegueira e Bordaleira Serra da Estrela)». A autarquia compromete-se a efectuar o controlo de qualidade.
«Este tipo de borrego resultou ao longo dos séculos do interesse dos produtores de Queijo Serra da Estrela em começarem a ordenhar, o mais cedo possível as suas ovelhas, bem como das capacidades fisiológicas das raças autóctones. Está por isso intimamente ligado por tradição à zona de produção do Queijo Serra da Estrela. É um borrego leve, criado exclusivamente com o leite materno com um peso até 12 Kg e uma idade ao abate até 30 dias»

Comissão Política PSD/Guarda preocupada com desemprego no distrito

A Comissão Política do PSD do distrito da Guarda, pela voz do seu líder,o gouveense Dr. Álvaro Amaro, mostrou-se preocupado com os índices que o desemprego atíngiu, lembrando o encerramento da Delphi, enviou críticas ao actual Governador-Civil, Santinho Pacheco, por não ter chegado a «bom porto» nas reuniões com o Governo, para evitar o encerramento da fábrica na Guarda.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Valores da Derrama e IMI na taxa máxima

Foi a votação na última Assembleia Municipal de Gouveia os valores a aplicar para o próximo ano. Apesar dos votos contra da oposição, os deputados sociais-democratas votaram favoravelmente à aplicação dos valores à taxa máxima na Derrama e no IMI.