sábado, 2 de outubro de 2010

Monumento ao Centenário da República

Será um dos momentos mais esperados dos festejos do Centenário da República em Gouveia, o Monumento ao Centenário viveu nos últimos dias os últimos retoques, à verdadeira maneira portuguesa. Num clima de cortes orçamentais, subidas de IVA, apertos,crise...etc. teremos mais uma placa para descerrar por parte do actual presidente do munícipio. Seria mesmo necessário este monumento? Quanto custou ou vai custar?

Obra de Santa Engrácia...de Gouveia

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Será que batemos no fundo...ou há mais?

As recentes medidas do governo de Portugal remetem-nos para uma situação de aperto, que é coisa que já estamos habituados e educados. A medida mais simbólica do IVA para 23%, é aquela que mais opiniões tem travado na comunicação social. Comunicação social essa que procura sempre os mesmos «artistas» para comentar, aqueles que por lá passaram e nada fizeram. Medina Carreira, Eduardo Catroga...e outros que por lá diambularam pelos corredores de ministérios e agora vêm para a televisão de peito feito opininar, concluir aquilo que já sabemos.
Olhando para os municipios, também vão sofrer o corte de transferências do poder central, estando à vista que a desertificação será cada vez mais acentuada e os índices de desenvolvimento fracos, a verdade é que sem ovos não se fazem omeletes. Não admira que não haverá dinheiro para um determinado arruamento ou um pedaço de pavimento novo, ou até tapar buracos.
Os portugueses vivem acima daquilo que podem há mais de 20 anos, tudo isto tem sido camuflado com os euros da União Europeia mas a «torneira» está a fechar-se, como irá ser? Que mais irá acontecer a este rectângulo junto ao mar onde tudo é remediado? A verdade é que ninguém quer governar o desgoverno deste país, todos fogem. Os erros do passado pagam-se e estamos a pagar bem...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pinturas de Abel Manta em Lisboa


Os trabalhos do pintor gouveense Abel Manta estão a partir de hoje e até 27 de Novembro em exposição na Casa Museu Medeiros e Almeida. São 39 obras, algumas  inéditas do grande público. Abel Manta  nasceu a 12 de Outubro de 1888 em Gouveia, foi pintor, arquitecto, cartonista e designer, divagou entre o naturalismo e as influências cézannianas, uma referência da pintura do século XX.
Entrada gratuita aos sábados entre as 10h e as 13h e para os jovens até aos 18 anos.