quinta-feira, 23 de setembro de 2010

«Empresa na hora» já é possível em Gouveia

A partir de amanhã já se poderá constituir uma empresa na hora em Gouveia, inserido no programa governamental Simplex. Gouveia e mais quatro concelhos: Alvaiázere, Amares, Vila Nova da Barquinha e Vila Pouca de Aguiar. O serviço possibilita a constituição de sociedades num único balcão e de forma imediata, ou seja os interessados não precisam, previamente, de obter o certificado de admissibilidade da firma, junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas.

Queda de bombeiro em treino

Um bombeiro da corporação de Gouveia sofreu queda na passada terça-feira num procedimento de treino de uma torre de instrução. O bombeiro foi transportado para os hospitais de Coimbra, mas apesar do aparato, as lesões não são com gravidade.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Chama da Solidariedade passa por Gouveia e Seia hoje.

Parte de Gouveia pelas 14h30 em direcção a Seia a Chama da Solidariedade, uma iniciativa da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social . A Chama, em tudo idêntica à chama olimpica, fará o trajecto por Paços da Serra e Moimenta da Serra no concelho de Gouveia, passando depois por Santa Marinha, Ponte Santiago, Catraia de S. Romão e S. Romão, estando prevista chegada aos Paços do concelho de Seia pelas 19h00. Seguir-se-à actuação do  Quinteto de Metais da Escola Profissional da Serra da Estrela. Amanhã a Chama fará o percurso em direcção à Torre.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Área ardida 14 vezes em 30 anos

Estudo revelado pelo jornal "O Público" na edição de ontem revela que certas zonas do país foram nos últimos 30 anos 14 vezes ardidas (mesmo local?!), fruto das "queimadas" feitas por pastores e agricultores, que embora seja proíbido por lei, muitos continuam a arriscar em busca de bons pastos. Um dos eixos referenciados nesse estudo é Mangualde-Gouveia, que constantemente é alvo de incêndios.O ciclo de área ardida para voltar a ser consumida pelas chamas é de cinco anos. Assim o estudo revela conclusivamente que pastorícia e incêndios têm uma relação estreita.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para o ano há mais Alambicada com promessa de Confraria.

Chegou ao fim a 1ª Edição da VINAL 2010, o resultado foi o sucesso alcançado,  que já garantiu promessa de nova edição em 2011 pelo presidente do municipio Drº. Álvaro Amaro. A estrela desta feira foi o prato gastronómico Alambicada, que o presidente afirmou querer tornar-lo um ex-líbris do concelho com dimensão regional. Referiu ainda «Quero que as pessoas passem a vir comer a alambicada aqui ou em outros locais do concelho». A Alambicada é um prato típico confeccionado na panela de ferro, à antiga, onde o Borrego e o Vinho Branco são ingredientes fundamentais na sua confecção, feito «à pressão» tal como o aguardente de alambique.
fotografia: Diário das Beiras