sábado, 4 de setembro de 2010

Feira da Carrapichana é uma sombra de "feira"

Já foi noutros tempos feira de referência no distrito e região, ponto de encontro entre comerciantes e agricultores, ali era ponto de passagem obrigatório para a comercialização de gado, produtos agricolas e de origem pastorícia. Hoje a Feira da Carrapichana será uma sombra de si própria, as condições essas são francamente enormes comparadas com outras na região, todo o investimento feito nas instalações, ainda assim não origina novos clientes e sobretudo novos  comerciantes. As famosas " febras da Carrapichana" já não se fazem e a sua fama a cada ano que passa não passa disso mesmo, fama e passado. Que futuro terá esta feira, tal como outras na região terão o mesmo destino o seu fim.

Fábrica de caixilharia em PVC abre em Almeida

Surgiu um novo empreendimento fabril a dois kilometros da cidade de Almeida, a Ecogreen assim dominada, é uma fábrica de caixilharia em PVC que promete preços competitivos no mercado da construção civil, visa sobretudo conquistar mercados internacionais. Num investimento de 2,5 milhões de euros, passa por uma caixilharia certificada de tecnologia alemã com vidro duplo. A empresa vai criar para já 15 postos de trabalhos mas antevê a criação de 50 postos no próximo ano.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Jerónimo de Sousa passou por Gouveia e constactou área ardida na Serra da Estrela

O Secretário-Geral do PCP passou hoje por Gouveia e por toda a zona ardida da Serra da Estrela, esteve mesmo reunido com o presidente do municipio de Gouveia, onde Drº Álvaro Amaro retratou o "estado de sítio" da região relativamente aos incêndio ocorridos...Ontem esteve em Gouveia também o Ministro da Agricultura, visitando algumas localidades do concelho e da região nomeadamente Cativelos(Gouveia) e a zona de Girabolhos (Seia). Esteve acompanhado por Santinho Pacheco, Governador-Civil da Guarda e Álvaro Amaro. Pode constactar o desagrado dos agricultores no apoio estatal.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reflorestação da àrea ardida da Serra da Estrela em Março de 2011

Segundo o Ministério da Agricultura, o plano de reflorestação da Serra da Estrela só arrancará em Março de 2011, sendo agora a prioridade o tratamento dos solos da área ardida durante este verão, que foram cerca de 5 mil hectares, que representa 5,52% da area total da Serra da Estrela. Será um investimento de um milhão de euros que grande parte serão para os concelho de Seia,Gouveia e Celorico da Beira, os que mais sofreram neste verão.

O caso do crescimento de Belmonte.

De alguns anos para cá as palavras desertificação e interioridade, têm a passos largos feito parte do dicionário de analistas, políticos e jornalistas. Quando se fala de Beira Interior, fala-se de desertificação, tem sido conversa extensa, o interior está cada vez mais envelhecido e desertificado. Quando olhamos aos olhos do INE, são elucidativos. As principais cidades beirãs tornaram-se desertas e sem rumo, com algumas excepções, e soluções mais bem ou menos conseguidas, mas o fim dos lanifícios foi também sinónimo de capacidade económica da região da Serra da Estrela empobrecida. A solução passou e passa pelo turismo e pela natureza, alguns municipios tentam ainda hoje concertar planos para fazer do turismo fonte de rendimento. Um dos exemplos é Belmonte, investiu fortemente nesta àrea e a perspicácia e paciência estão a colher os seus frutos, até no crescimento de população. Em 1991 a população de Belmonte era de 7411 habitante e em 2006, 7722 habitantes, uns meros 311 habitantes a mais nestes quase vinte anos. Pouco é certo mas se olharmos a Gouveia perdeu mais 10 mil habitantes desde 1988, e continua a perder. Fortemente de raíz medieval, não esconde a História e procura no passado pontos de interesse cultural/turístico, os museus foi área investida o que se traduz nos mais de 43 mil visitantes no primeiro semestre de 2010, a Pousada do Convento de Belmonte e a Academia de Golf da Gaia permitem tornar Belmonte uma cidade mais actrativa e de alojamento. O Comboio Turístico que deveria ter iniciado funcionamento no principio do verão tarda em iniciar, garante o municipio que será elo de ligação importante entre o espólio da gastronomia, arquitectura medieval e cultura do concelho nas visitas a fazer por parte do turistas, já existem reservas num equipamento que custou 150 mil euros.