sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Almeida é a Aldeia histórica mais visitada

A rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal teve um aumento de visitas relativamente a 2008 de cerca de 20 mil pessoas . Almeida é a vila mais visitada das 12, com cerca de 69 918 turistas.

Índice de poder de compra dos gouveenses é de 58,61%

O Instituto Nacional de Estatísca revelou os números de 2007, Gouveia tem um índice per cápita de poder de compra de 58,61 revelador de um concelho do interior, desanimador e realista da economia gouveense. Ao olharmos para os números do distrito da Guarda percebemos que há pior, embora não sirva de consolo. Acima de Gouveia está Pinhel (58,71), Seia (65,83), Almeida (72,90) e a capital de distrito, a Guarda ( 91,70). Abaixo encontra-se Manteigas (58,49), ou Fornos de Algodores (51,92), sendo o pior resultado o de Mêda (49,19).
Realço ainda para os resultados das capitais de distrito da Beira Interior, Viseu (91,86) e Castelo Branco (96,12).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Depois de Seia e Manteigas...Covilhã projecta Teleférico entre Unhais e Penhas da Saúde.

A concretização de construção de teleféricos na Serra da Estrela é história antiga, desde os meados dos anos 60 que se ambicionava a construção dos mesmos, sendo o primeiro projecto Piornos-Torre, que não veio a concretizar-se por questões de segurança. Em Seia pouco mais de cinco anos ambicionou-se a construção de um teleférico entre Alvoco e a Torre, o projecto ficou na gaveta, sem mais pernas para andar. Ainda no ano passado Esmeraldo Carvalhinho, quando tomou posse do municipio de Manteigas veio afirmar que iria dar continuidade ao projecto do seu antecessor na construção do teleférico para ligar Manteigas às Penhas Douradas. Surge agora na Covilhã a ambição de um teleférico com ligação de Unhais da Serra às Penhas da Saúde numa cooperação entre a Câmara Municipal da Covilhã e o estabelecimento hoteleiro localizado em Unhais e dos mais populares da região. O projecto depende em muito do Quadro de Apoio Comunitário, o QREN. Veremos qual o teleférico surgirá na Serra da Estrela.

Ministério da Educação confirma fecho de escolas no concelho de Gouveia

O Ministério da Educação já emitiu o reordenamento da rede escolar para a época de 2010/2011, no concelho de Gouveia fecharão sete estabelecimentos de ensino básico das freguesias ou localidades de: Nabais, Ribamondego, Figueiró da Serra, Tázem, Vila Cortês, Vila Franca da Serra e Rio Torto. No distrito da Guarda destaque para o fecho de 4 estabelecimentos no concelho de Seia e 5 no concelho da Guarda, capital de distrito. O concelho de Lamego será a nível nacional aquele mais estabelecimentos vão fechar...21!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Concurso de Empreitada da Requalificação do Jardim Mirante do Paixotão arranca

O municipio de Gouveia fez saber em comunicado que lançará brevemente a concurso a empreitada de requalificação do Mirante do Paixotão, local mítico e admirado por muitos. Ao abandono há muito, é uma excelente notícia para os gouveenses, um projecto que parecia estar destinado a ficar na gaveta. Uma obra importante para o concelho, do ponto de vista cultural e turístico. A obra passa por requalificar o espaço dando-lhe uma linha mais sóbria e atrativa, contemplando os elementos naturais e proporcionar circuitos de lazer no espaço. O preço base a concurso será de 411.758,79 €. Entre os trabalhos estarão a colocação nova de iluminação pública, rede de rega e drenagem de águas, colocação de relvado e equipamento lúdico infantil. Recordamos que o Jornal O Herminio foi através da sua página social Facebook voz activa no que respeita à situação degradante do Mirante, pelo que é com agrado vemos uma "luz"ao fundo do túnel.