sábado, 5 de junho de 2010

Celorico da Beira presente na Feira da Agricultura de Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo é uma das mais importantes do país e decorre de hoje a 13 de Junho em Santarém. Celorico da Beira vai estar reperesentada, onde poderá mostrar aos visitantes os produtos regionais. Não faltará o borrego, o chamado "Borrego à Celoricense".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Helicoptero do INEM de Aguiar da Beira fica em "terra".

Após relatório do INAC, concluíram que a estrutura heliportuária que acolhe o helicoptero do INEM em Aguiar da Beira não tem as condições necessárias para que seja feita a certificação como base de emergência médica. Ainda não se sabe quanto tempo decorrerão as obras, enquanto estas ocorrem o heli ficará sediado em Santa Comba do Dão.

Será que Gouveia existia num novo mapa autarquico?

Medina Carreira fez ontem uma alusão ao mapa autárquico português, referindo-o como ultrapassado, cheio de dívidas que as câmaras não conseguem ultrapassar. Medina Carreira refere mesmo que este mapa tem de ser repensado, sobretudo nos tempo que correm, de contenção. Se este mapa fosse reinventado,seria Gouveia capaz de resistir a esta restruturação? Continuariamos a ter o municipio de Gouveia?
Trata-se apenas de uma opinião de Medina Carreira, que obviamente não gostaríamos que se viesse efectivamente a verificar. Sobretudo porque Gouveia é um municipio do interior, um municipio que a cada dia que passa decresce na sua população, cada vez mais velho, cada vez mais deserto em si próprio. A morte lenta dos lanificios, o constante apostar numa área com morte à vista, foi erro do passado, a falta de visão dos autarcas, levou a que neste momento não tenha um plano sustentável para o futuro. Na verdade o turismo que hoje Gouveia clama, é um pedaço amargo de aventura pouco trabalhado e estruturado. O turismo apenas se vincará se todos os outros sectores económicos trabalharem em conjunto com um só objectivo. As constantes experiências falhadas e incertas levaram a um municipio sem rumo e sem sustentabilidade. A dívida fala por si e o retorno dos investimentos serão uma miragem. Para além disso estamos a assistir a uma emigração em catadupa, não aos níveis dos anos 60 e 70 porque na verdade não há tanta gente como naquela altura. Oxalá que esta ideia de Medina Carreira não se faça sentir por aí... 

Filipe Camelo preside ADRUSE nos próximos dois anos.

O sufrágio eleitoral decorrido no passado fim-de-semana, ditou que Filipe Camelo, presidente da Câmara de Seia presida a Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela nos próximos dois anos. A associação tinha sido ao longo destes últimos anos presidida por Álvaro Amaro, que agora assume funções como Presidente da Assembleia Geral. Na vice-presidência fica o actual autarca de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho e a liderar o Conselho Fiscal fica José Monteiro, autarca de Celorico da Beira.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

10 escolas fecharão no concelho de Gouveia

Como já tinhamos aqui referenciado, escolas básicas com menos de 21 alunos fecharão portas, esta decisão já desencadeou um conjunto de reacções, entre os quais Drº Álvaro Amaro, que verá 10 das escolas do seu concelho fecharem. Para já o próprio afirma: «só fecham escolas por cima do seu cadáver».

Blind Zero em Gouveia nas Festas em Honra do Srº Calvário.

Está confirmado, o grupo de música Blind Zero liderado pelo portuense Miguel Guedes, estarão a 6 de Agosto em Gouveia para um concerto, surgem como um dos cabeças de cartaz da Festa em Honra Srº Calvário de Gouveia, na maior festa de verão das beiras.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Terceiro parque Eólico de Seia avança

Está em construção o terceiro Parque Eólico no concelho de Seia, as obras prolongar-se-ão até novembro, estas decorrem nas freguesias de Teixeira e Vide num investimento de 38M€ por parte da empresa Eólica das Beiras. Num futuro próximo a energia produzida neste parque chegará a casa de 35 mil habitantes.

Ministério equaciona fechar escolas.

O Ministério da Educação quer fechar escolas com menos de 20 alunos, estima-se que cerca de 500 escolas em todo o país não voltarão a abrir portas em Setembro. Evidentemente que os distritos do interior serão o principal alvo desta reestruturação, reflexo da desertificação.

domingo, 30 de maio de 2010

Belmonte traz comboio turístico para dias de verão

O municipio de Belmonte vai fazer circular pela cidade de Belmonte neste verão um comboio para fazer levar os turistas aos principais pontos culturais e de interesse turístico. Não só dentro da cidade mas também estão incluídos outras localidades próximas, como Comeal da Torre ou Fórnea. É um tipo de comboio semelhante ao que poodemos encontrar no Museu do Pão em Seia ou no Jardim Zoológico em Lisboa.