sexta-feira, 16 de abril de 2010

Programa " As Terras e as Gentes" em directo de Gouveia amanhã

A RDP internacional emite amanhã em directo da Biblioteca Vergílio Ferreira em Gouveia o programa quinzenal As Terras e as Gentes entre as 13h00 e as 15h00. Estará presente o presidente da autarquia Drº Alvaro Amaro e várias personalidades do concelho onde se fará o retrato da cultura, os hábitos e a história da cidade de serrana.Gastronomia, turismo e cultura serão alguns temas abordados.

Celorico da Beira comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O concelho de Celorico da Beira aderiu ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios apontado para dois locais a sua adesão. As freguesias de Prados e Rapa vão ser o centro destas comemorações, marcada para domingo dia 18, começa pelas 9h30 com visita ao Nucleo Interpretativo da Casa do Mundo Rural de Pardos, seguindo depois para uma queijaria onde os visitantes terão uma demonstração que como se faz o queijo da Serra tradicional. Segue-se visita ao Moínho da Rapa que culminará com fabrico de pão e doces tradicionais.

Maria do Carmo Borges condecorada pelo Governo

A ex- Governadora Civil da Guarda, Maria do Carmo Borges,natural do concelho de Gouveia foi ontem condecorada pelo Governo português através do Ministro da Administração Interna Rui Pereira. A ex- Governadora Civil recebeu a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro no Salão Nobre do Ministério.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Jorge Pelicano hoje no TMG pelas 21h30

Depois de ter retratado a Serra da Estrela em Ainda há Pastores?, deu a conhecer o pastor Hermínio, o mais recente documentário de Jorge Pelicano Pare, Escute e Olhe estará em exibição no Teatro Municipal da Guarda pelas 21h30 no pequeno auditório. O realizador retrata mais uma vez, uma das mais belas paisagens portuguesas e traz a nu o fim da linha do Tua coberta de memórias e tradições enraízadas nas gentes transmontanas. É o potencial paisagístico turístico contra o desenvolvimento que se coloca na balança. Jorge Pelicano é já para muitos uma referência do documentarismo português.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Museu do Côa abre em Maio

Mais de 15 anos que se espera pela inauguração do espaço do Museu do Côa, o dia parece cada vez mais perto, tudo aponta que no próximo mês de Maio venha acontecer o que tem sido constantemente adiado. Para já fica o excelente projecto de arquitectura de Camilo Rebelo, uma inserção no território bem resolvida, uma forma triangular que se desvanesce através do tom da pedra, igual ao território. O maciço bloco de betão revestido a pedra deixa tranparecer no largo vitral toda a beleza paisagem do Douro.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Salamandra explode e provoca feridos

Ao príncipio da tarde de hoje na localidade de Santana de Azinha no concelho da Guarda explodiu uma salamandra de aquecimento em plena sala de aula na escola do 1º Ciclo da Carvalheira, provocando sete feridos, seis crianças e uma professora.

Sortelha contra Parque Eólico

A construção de um Parque Eólico junto à Aldeia de Sortelha, no concelho do Sabugal está a suscitar grande contestação entre os moradores, inclusivamente está já em marcha uma petição contra o avanço do Parque. Segundo os moradores o Parque vem degradar a paisagem natural, descaracterizando toda a envolvente. Tratando-se de uma Aldeia História, com património arquitectónico incomparável, os habitantes referem que será um atentado à cultura da região a construção do respectivo Parque.

domingo, 11 de abril de 2010

D. Sebastião regressa de uma manhã de nevoeiro.

Quando no longínquo ano de 1578 Rei D.Sebastião morreu na batalha de Álcacer Quibir, já mais imaginava que o seu nome iria perdurar mais de 500 anos depois. Todos os portugueses vivem de um certo sebastianismo, o homem que salvará a nação. Muitos tentaram encarnar e personificar este Rei que em jovem perdeu a vida pela sua pátria e ambição de alargar o território. Tem surgido um novo saudosismo ao sebastianismo nos últimos dias, os meios de comunicação têm assumido esse papel, de vincar e demarcar essa desaustinada personificação. Eu já vi este filme antes, e muitos foram aqueles que desiludiram o povo, este será mais um, é preciso não entrar na ilusão de salvadores da pátria.