terça-feira, 30 de março de 2010

Karatecas gouveenses apuram-se para Campeonato Nacional

O Karate Clube de Gouveia vai contar com dois atletas no próximo Campeonato Nacional da Federação. Decorreu no passado domingo em Trancoso o Campeonato Regional de Karaté norte/centro e contou com a presença de 3 atletas gouveenses, 2 deles apuraram-se para o campeonato nacional, Ruben Albuquerque e João Mota serão os representantes de Gouveia no respectivo campeonato. Ambos conseguiram dois terceiros lugares obtendo assim o respectivo acesso, realço ainda para a presença para João Rocha, o mais novo dos 3 atletas com uma vitória, no entanto insuficiente para obter o acesso.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Seia adere Agenda 21 Local , mais um passo que Gouveia não deu.

Por mais que queiramos não fazer comparações, é de mais evidente, até porque são duas cidades cuja fisionomia, morfologia, economia, etc são em tudo parecidas. Gouveia e Seia, duas cidades nas faldas da Serra da Estrela que buscam sobreviver à sua localização num país cada vez mais litoralizado. Apesar disso cada uma tem feito o seu percurso ao longo das décadas, Gouveia sempre fora uma cidade importante na região, bem mais que a sua vizinha, fora "Tear da Beira", teve a primeira mecanização(máquina a vapor) no campo da fabricação dos tecidos, no principio do século passado. Foi nos últimos anos que perdeu competitividade económica e mesmo cultural na região face a outros concelhos vizinhos, de pólíticas remendadas, não pensadas e ensaios poucos objectivos.
Seia divulgou o seu novo projecto, aderiu ao projecto Agenda 21 Local, trata-se do passo mais estreito para o cumprimento do desenvolvimento sustentável de uma cidade.A Agenda 21 nasceu através da  Carta das Cidades Europeias para a Sustentabilidade, que procura responder a um conjunto de parâmetros da Urbe, nomeadamente os problemas ambientais. A Agenda 21 Local, procura responder os problemas da comunidade de uma cidade, equidade social, uso sustentável do território e uma mobilidade com recurso a processos mais ecológicos. No meio disto a sociedade e a cidadania são ponto fulcral ao sucesso deste percurso, onde todos sem excepção são fundamentais nas decisões projectos futuros. É uma real aproximação entre poder autarquico e comunidade. Este é mais um passo que Gouveia não deu, e continua a assistir sentada e ver o "autocarro" passar.