sábado, 20 de fevereiro de 2010

Municipio de Fornos de Algodores cria banco de roupas.

O municipio de Fornos de Algodores associou-se à celebração do Ano Europeu de Combate à Probreza, criando um banco de roupa por forma a ajudar os mais carênciados no concelho. Localizado na antiga Casa do Povo, ali poderão encontrar-se todo o tipo de vestuário e calçado.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ex-guitarrista dos Genesis no Gouveia Art Rock

A edição de 2010 do Festival de Rock Progressivo, dos mais emblemáticos da Europa, terá como cabeça de cartaz Steve Hackett, ex-guitarrista dos emblemáticos Genesis. Steve Hackett, vem a Gouveia com Jonh Hackett e Roger King, fazendo um "Acoustic Trio". O Festival Gouveia Art Rock tem data marcada para 17 e 18 de Abril no Teatro-Cine de Gouveia.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Bolo-Estrela e o "frenesim".

Algumas das principais cidades portuguesas, com pendor turístico tem associada a si uma iguaria doce, são os casos de Lisboa com o seu Pastel de Belém, Aveiro e os seus Ovos Moles, as Queijadinhas de Sintra ou as Cavacas das Caldas da Rainha. Gouveia no âmbito desse conceito turístico avançou para um projecto que hoje se chama Bolo-Estrela, foi no ano de 2007 que tudo começou, o repto foi aceite pela Pastelaria Mondeguinho. A verdade é que anda um certo "frenesim mudo" não sei se por inveja, ou por azia, o certo é que a promoção que tem sido feita ao Bolo-Estrela tem revelado mal estar por aí.
Tenho sido ao longo dos tempos um crítico relativamente ás opções tomadas pelo executivo de Gouveia em várias matérias, mas neste caso tenho de me vergar e dizer que até ver o projecto tem pernas. Mal vão aqueles que em escarno e mal dizeres se têm excluído e não se associar ao bolinho que tem tido tempo de antena televisivo. Está longe de se tornar o pastel de belém serrano até porque não se pode comparar o imcomparável mas atendendo ao corrupio na Feira do Queijo, teve bastante saída.
Sabe-se que o municipio tenciona alargar esta iguaria doce a outros estabelecimentos, nada terão a perder, a ganhar...talvez, o tempo o dirá. O bolinho não é algo fora de série mas com uma chavena de café ou de chá até sabe bem nestes dias de inverno.
Quando se tenta implantar algo em Gouveia existem sempre barreiras, de mentalidades retrogadas, talvez por isso o concelho anda muribundo. É certo que o bolinho não trará mais 500 postos de trabalho,nem criar riqueza abundante mas ao ponto de existir um tal de "frenesim mudo"...haja paciência!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Feira do Queijo de Gouveia animou domingo gordo.


A Feira do Queijo de Gouveia rompeu com a monotonia domingueira gouveense. Foi mais uma edição da mostra da iguaria serrana que tantos acorrem para provar. A edição deste ano ficou marcada pela concentração no espaço da antiga fábrica textil dos Bellinos. Finalmente o municipio acertou num espaço capaz de albergar tal importância sobretudo dar aos pastores um espaço com mininima dignidade para os mesmo poderem vender o seu mais precioso. Por vezes não são necessários investimentos avultados para se efectuar um evento digno e acolhedor como aquele se passou na manhã de domingo. 
Ninguém faltou à chamada, população e turisticas não quiseram deixar de provar o queijo. A classe política esteve presente, todo o executivo camarário esteve "em peso" liderado por Álvaro Amaro,que teve a companhia do Governador-Civil da Guarda Santinho Pacheco, ao qual não faltou a comitiva socialista, José Albano actual presidente do PS/Guarda acompanhado por Armando Almeida fez visita pela feira.