quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bombeiros de Gouveia e a verdade dos factos.

No seguimento do artigo aqui publicado relatando o momento que vive a instituição, fomos interpelados por um e-mail por parte de um elemento da instituição que mostrar a toda a gente a verdade dos factos e os dias díficeis que se vão vivem no seio dos bombeiros. Aqui ficam os links para melhor compreender a verdade dos factos:
http://bombeiros.pt/forum/index.php?topic=58.msg567#msg567
https://docs.google.com/fileview?id=0B6yvwapBWCJJZTc0MmVjYTctZWFiZS00MGEyLTgzZmUtODRkNzE0ZDVmNWJh&hl=pt_PT

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Use da cidadania uma arma, use o voto como forma de expressão.

O Jornal O Hermínio lança aqui e agora uma consulta popular a todos os gouveenses e não só, que projecto escolheria como prioritário para Gouveia. Fala-se muito em ideias e projectos passíveis de se concretizar, fala-se em procurar caminhos para devolver à cidade de Gouveia e ao concelho, dinamismo, igualdade social, emprego, melhores condições de vida, fixação de jovens, uma economia local sustentável e saudável. Propomos que vote naquilo que poderá dar impulso ao concelho. As escolhas não foram aleatórias, todas elas seriam passíveis de se tornarem realidade e ao mesmo tempo detentoras de um determinado rumo e conceito. A cidadania é um acto que concerne a todos e ao alcance de todos, Gouveia para se tornar num concelho atractivo e capaz terá que ter a participação de todos no momento de tomar as decisões para o futuro.

Secundária de Gouveia assaltada pela 2ª vez consecutiva.

A Escola Secundária de Gouveia foi este fim-de-semana assaltada pela segunda vez, já tinha acontecido no fim-de-semana anterior. A polícia está investigar os pormenores desta situação, os funcionários depararam-se com papeis vasculhados, armários e gavetas desarrumadas. Foi furtado um equipamento informático portátil.

Governo "abandona" projectos de estradas da Região.

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça já informou que os projectos prometidos para a regtião no que concerne aos eixos rodoviários do IC7 (Oliveira do Hospital-Fornos de Algodores, o IC6 (Tábua-Covilhã) e o IC37 ( Seia-Viseu), não irão avançar tal como planeado. Eram obras previstas em Orçamento de Estado mas que pura e simplesmente foram excluídas devido aos cortes que o Governo tem estado a realizar. Alguns dos autarcas já mostraram o seu descontentamento, prevendo um pedido de audiência com o ministro, explicando que «o abandono das novas estradas pode levar a região à morte»
Fonte: Terras da Beira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Selecção Nacional estagia na Covilhã.

Ainda não é oficial mas tudo indica que a Selecção Nacional irá fazer o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo que vai decorrer na Africa do Sul na cidade beirã da Covilhã. A altitude terá sido um dos pontos fundamentais para a escolha ter recaído nesta cidade, uma vez que as condições que a Selecção irá encontrar serão semelhantes.

domingo, 31 de janeiro de 2010

22 anos depois... que futuro?

Amanhã, dia 1 de Fevereiro Gouveia comemora o seu 22º aniversário de elevação a cidade, marco histórico no concelho. Há 22 anos a vila que se tornava cidade encorajava-se de esperança, bons tempos avizinhavam-se mas afinal o que mudou em 22 anos? Mudou muito, sobretudo a esperança desvanesceu, a população está envelhecida, falta dinamismo, falta cidadania, faltam projectos capazes de se concretizar de forma a catapultar o concelho para um positivismo consistente e duradouro. Continuam a sair muitos para o estrangueiro em buscam de vidas mais preenchidas e satisfatórias, aqueles que saêm para estudar não voltam, não se sentem embebidos num futuro em Gouveia. O Poder local tem ao longo dos anos sido incapaz de trazer um conjunto de mais valias, sobretudo um projecto de longo prazo, cimentado no desenvolvimento sustentável, orientado para o futuro. Os sectores económicos continuam a não estar lado-a-lado comércio-industria(se é que ela existe!?)-turismo-serviços têm caminhos comuns que continuam a ser atravessados separadamente. As prioridades têm sido incoerentes, remendam-se caminhos e experiências falhadas, muita coisa "salta" em cima da mesa mas nenhuma é capaz de se auto-sustentar, continuam a prevelacer as questões políticas e partidárias em deterimento do bem da população, do futuro das próximas gerações e da própria manutenção do concelho.