sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Alvaro Amaro e Ana Manso disputam distrital do PSD/Guarda

Alvaro Amaro e Ana Manso são os candidatos à presidência da distrital do PSD, as últimas semanas tem revelado uma certa incerteza na distrital do partido. Ana Manso tem sido muito critica em relação ao presidente da Câmara de Gouveia, referindo que Alvaro Amaro "está permanentemente ausente". O gouveense já respondeu, comparando-a com os socialistas de Gouveia, “A conversa dos socialistas em Gouveia é de que eu era um presidente ausente, mas certo é que, de quatro em quarto anos, reforcei a minha votação."

Santinho Pacheco é o novo Governador Civil da Guarda

O Ex-Presidente da Câmara de Gouveia dos anos 80 e 90 é o novo Governador Civil da Guarda, tendo sido ontem deliberado em Conselho de Ministros. Era um nome que já algum tempo fazia eco e confirmou-se. Depois de Maria do Carmo Borges que acaba de cessar funções, novamente um gouveense como Governador Civil.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DECO elege Vinho do Dão "Dom Divino" de 2005

A recente análise da DECO aos vinhos nacionais, permitiu eleger o Vinho do Dão "Dom Divino", cuja colheita de 2005. Em 100 pontos o vinho recebeu 95, tendo sido considerado o melhor do ponto de vista qualidade/preço. O vinho é elaborado pela UDACA (União das Adegas Cooperativas da Região Demarcada do Dão), do qual fazem parte 9 adegas cooperativas, entre elas a Adega Cooperativa de S. Paio e Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazém, ambas do concelho de Gouveia.

domingo, 15 de novembro de 2009

Despedimentos da Delphi na Guarda cria impacto social e económico.

Os despedimentos que se vão verificar na fábrica da Delphi da cidade da Guarda estão já a criar problemas não só na vida daqueles trabalhadores mas tudo o que rodeia os projectos da cidade, nomeadamente o Bairro do Pinheiro, recentemente construído. Trata-se de um novo bairro da cidade projectado pelo mais conceituado arquitecto português, Álvaro Siza Vieira. O empreendimento constituído por apartamentos e moradias, da propriedade da Cooperativa de Habitação, projecto CasaJovem, vêem agora o seu projecto ameaçado pelo fecho desta fábrica, onde muitos novos moradores eram empregados fabris desta unidade fabril. O complexo habitacional tem no seu conceito a criação de uma aldeia dentro da cidade, projecto que Siza iniciou em 1995, cuja construção iniciou-se em 2002 e os trabalhos concluídos no ano de 2009.
Entretanto no âmbito do projecto de arquitectura, este tem sido visitado por inúmeros professores e alunos da área, vindo mesmo de Itália para constactar "in loco" o projecto do arquitecto português, cujos apartamentos vão de 80 e 120 mil euros cada.