sábado, 17 de outubro de 2009

Novo documentário de Jorge Pelicano no CineEco 2009.

Depois de "Ainda há Pastores", ter revelado as mais belas paisagens da Serra da Estrela a quem desconhecia, ter levado ao estrelato o último pastor Hermínio, que continua a viver no Casal de Assedasse (Folgosinho), Jorge Pelicado traz-nos agora as paisagens de Trás-os-Montes, onde nos relata umas das mais belas travessias férreas de Portugal, a linha do Rio Tua, levada ao esquecimento e abandono. O documentário"Pare, Escute, Olhe" estará presente no Festival CineEco em Seia no próximo dia 22 de Outubro. Veja o trailler em: http://www.pareescuteolhe.com/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

III Festival do Borrego em Celorico da Beira

Decorre até ao próximo dia 25 de Outubro mais uma edição do Festival do Borrego de Celorico da Beira. O Festival tem ínicio amanhã na localidade da Carrapichana onde se poderá constactar a feira do borrego, é já considerado um festival de grande importância no distrito no que toca à gastronomia regional.

Incêndios deflagram no concelho

Dois incêndios deflagram no concelho de Gouveia, cujo muito trabalho deram aos bombeiros durante a noite. Ambos tiveram inicio em horas não muito distantes, em Figueiró da Serra iniciou pelas 20h43, em Nabais duas horas depois pelas 22h46. Em Figueiro da Serra estão 75 homens a combater as chamas, apoiados por 20 viaturas, enquanto que na freguesia de Nabais estão pouco mais de 50 homens e 12 viaturas. O Comando de Operações espera na manhã de hoje dominar os dois incêndios.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O que falhou ao PS/Gouveia para vencer?

Agora que estão contados os votos é hora de perceber a derrota socialista no concelho de Gouveia. A campanha decorreu com algum ritmo por parte dos socialistas, mas quando se olha aos resultados, nota-se que afinal alguma coisa falhou. As condições pareciam propocionar uma mudança no executivo camarário, até porque o desgaste de Álvaro Amaro era notório, este segundo mandato soube a pouco, a muito pouco e se no primeiro parecia ter dado alma nova, pelo menos na atitude, este segundo mandato soube a muita parra e pouca uva. Até porque veio ao de cima toda a fragilidade do executivo sobretudo no ponto da omnipresença de Álvaro Amaro na cidade, à excepção às quintas-feiras e ocasiões festivas.
Será Alvaro Amaro demasiado popular? Será ele um homem dificil de derrotar? Evidentemente que é um político à séria, que sabe procurar os pontos cruciais para uma vitória, os "timings" certos para actuar, sobretudo possui aquele carisma político que torna ambiciosa a sua palavra. Foi então Armando Almeida uma má escolha? Sobretudo tardia, hoje podemos concluir que toda aquela indefinição no que toca ao candidato acabou por prejudicar o resultado final. Armando Almeida é um homem que está em Gouveia todos os dias da semana e tornou isso como slogan de campanha mas o facto é que não chegou, e apesar das iniciativas levadas a cabo não chegou para pender o eleitorado no seu partido. Desde a saída de Santinho Pacheco tem faltado uma referência maior capaz de captar o eleitorado, através de carisma e ambição.
Para os mais atentos, em muitas Assembleias de Executivo, não menosprezando o trabalho da vereação socialista, houve alguma incoerência, falta de atenção e algumas abstenções a mais, faltou firmeza em determinados pontos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sabão azul e branco substitui desinfectante.

Depois da ministra da saúde Ana Jorge ter referido que o antigo sabão azul e branco é uma fiável alternativa aos desinfectantes usados na prevenção da Gripe A, as vendas subiram, refletindo-se na fábrica da Póvoa do Mileu(Guarda). A empresa vê agora uma nova etapa do negócio e da vida da Fábrica de Sabões da Guarda, fundada em 1931 com reconstrução em 1960, da propriedade da Víuva Luís Nunes e Filhos.

Loriga tem novo posto de turismo

Foi inaugurado na passada semana o posto de turismo de Loriga, apelidado de fundamental à promoção turística na zona sul do concelho de Seia e na região da Serra da Estrela.

PS ganha em votos, PSD vence em número de câmaras.

Em democracia existe vencedores e vencidos, na noite de ontem houve sentimentos contraditórios no distrito da Guarda, os Socialistas ganharam em votos 40,19% contra 33,41% dos Sociais - Democratas, embora estes últimos "esmagaram" o PS em número de câmaras, dos 14 concelhos, 9 foram ganhas pelo PSD. Realço para a viragem em Manteigas, os Socialista "roubaram" a câmara ao PSD, o presidente passa a ser Esmeraldo Carvalinho, o mesmo se passou em Mêda. Seia continua a ser bastião socialista no distrito e apesar de Eduardo Brito não se recandidatar, os senenses não deixaram de dar uma vitória expressiva ao PS.
No respeita a Gouveia, o PSD e Drº Álvaro Amaro ganhou em toda a linha, para além de ser reeleito à câmara municipal, das 22 freguesias vence em 17, ganhando em Folgosinho destornando um dos bastiões socialista dos últimos anos no concelho. Os socialistas ainda assim "roubaram" Nespereira ao PSD e Vinhó ao PCP, relativamente a 2005. De realçar a vitória tangencial de João Amaro na freguesia de S. Pedro.

domingo, 11 de outubro de 2009

Álvaro Amaro reeleito em Gouveia.

Após que estão contadas 15 freguesias, cerca de 70% dos votos, Drº Álvaro Amaro é o vencedor destas eleições que poderá ter um resultado de maioria absoluta bem perto que obteve em 2005. Restará saber se será com maioria absoluta ou não. Certo é que os gouveenses quiseram dar um novo mandato ao PSD. Espera-se agora que os próximos 4 anos sejam de prosperidade para o concelho.