quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Secundária de Seia promove debate entre candidatos.

A escola Secundária de Seia vai promover um debate entre os candidatos que concorrem ao município senense. O debate vai-se realizar no auditório do CISE, espera-se esclarecer a população e sobretudo os jovens do concelho sobre os projectos que cada partido tem para o futuro de Seia. Será que Gouveia terá um debate como este?

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Verdadeira caça ás bruxas

O mundo da política é de extrema complexidade, é um mundo fechado, vivido por dentro em que quem está no seu interior tem acesso a determinadas podridões que por lá se passam. Mas pior quando assistimos ao "atirar" a próxima pedra ao telhado do vizinho quando o desse é igual ou pior, isto é, para nós humildes cidadãos uma verdadeira aberração da natureza.
Quando assistimos aos elevados níveis de abstenção nas urnas percebemos porquê, a população está farta de determinadas caras que já deviam estar a aquecer os pezinhos em casa uma vez que os dias vão começar a arrefecer.
Pior ficamos quando temos um Presidente da República a tentar ter um papel de governo "presidencialista" estilo Sarcozy, em que de vez enquando sente a necessidade de actuar com papel principal numa peça em que ele devia ser um elemento neutro.
Hoje mais uma vez, como noutras circunstâncias, escolheu as 20h00 para ter o "palco" da nação para dizer...NADA! Para o cidadão comum o "sumo de laranja" é nenhum. Nas entrelinhas ficam as directas e indirectas políticas. Fica a questão, quis o Srº Presidente da República limpar as mãos, atendendo que o seu partido perdeu as eleições depois da demissão do seu acessor de confiança com mais de 20 anos? Por outro lado é razoável questionar o Srº Presidente, se tinha dúvidas relativamente à segurança dos seus e-mails porque só agora, depois de mais de 3 anos no cargo que ocupa? Não terá o Srº Presidente ao seu dispôr das melhores condições de "confidencial" que qualquer outro português não tem? Tudo isto soa mal,tudo isto cheira mal...mas na política tudo isto é normal, isto resume-se a uma palavra, política.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rescaldo eleitoral

No seguimento do artigo da noite de ontem fazemos aqui uma breve análise à conjuntura eleitoral, ao nível do distrito e do concelho de Gouveia. Como já foi referido, em Gouveia o PSD teve uma vitória por 150 votos, quando em 2005 os gouveenses tinham dado,como de resto em todo o país uma maioria absoluta ao PS. O que se viveu em Gouveia foi alías reflexo dos resultados do distrito da Guarda em termos de disputa, contráriamente ao que se viveu em Gouveia o Partido Socialista ganhou mas com uma margem minima de 0,40% dos votos. Em nenhum outro distrito houve uma luta tão "acessa". Voltando a Gouveia, os gouveenses separaram o trigo do joio (em 2005), ou seja, legislativas não se refletiram em autárquicas, os gouveenses deram uma vitória clara ao PS nas legislativas mas quando foi para decidir os destinos do municipio não hesitaram em dar o segundo mandato ao Drº Álvaro Amaro. Como será daqui por três semanas? Será que os gouveenses vão querer novamente um governo PS e um executivo camário PSD? É esperar para ver...

domingo, 27 de setembro de 2009

PSD ganha em Gouveia por 150 votos...mas perde a nível nacional

O Partido Socialista acabou de ganhar as eleições para as legislativas com uma vitória que embora tenha perdido a maioria absoluta conseguiu uma vitória confortável para o PSD. Em Gouveia assistimos a umas das mais renhidas lutas eleitorais, 150 votos foi a diferença entre as duas forças políticas de maior pendôr, PSD 37,70 % e PS 36,02%. O PS tivera 47,08 % em 2005, acompanhou os resultados nacionais com descida significativa agora em 2009. Teremos mais à frente leitura para estes resultados, ao nível do concelho, embora já está comprovado que é dificil tirar conclusões entre o que é legislativas e autárquicas.