sábado, 12 de setembro de 2009

Belmiro no seu melhor.

Abri um precedente aquando do artigo de Joana Amaral Dias, trazer aqui assuntos menos objectivos no que respeita a Gouveia passando para outra vertente, mas a entrevista de Belmiro de Azevedo à RTP2 transmitida 6ª feira passada, deixa-me o nó da garganta, daí vir para outro patamar.
É dos mais bem sucedidos empresários portugueses, já foi considerado o mais rico, e antes de ontem mostrou o capitalismo na máxima força, criticou governo e quase dizia directamente que Manuela Ferreira Leite é a salvação da nação. Disse que José Socrates não ouve ninguém, que o governo tem sido um descalabro, perante isto ainda tem o desplante de dizer que cresce 20% ao ano e que cria 3000 novos postos de trabalho...tudo isto sem ajuda do Estado, tudo do alto da sua inteligência e capacidade. Que as linhas de crédito bancárias provêm da sua capacidade de gestão e poder económico do grupo Sonae, sem ajuda de ninguém. Imaginemos o que seria da Sonae com ajudas do Estado, e boas políticas governativas. Calculo que iria criar 10.000 novos postos de trabalhos e crescer 40% ao ano, este homem é surreal!São estas formas de estar de certos empresários neste país , pensadores de donos do mundo e da razão que levam ao país à fracção social. Mas o que mais me intriga é que continua a acreditar no sistema financeiro que acabou de "falir" e que já demonstrou que está mais que acabado. Para concluir repudia-me que estes homens falem em pressão governativa quando eles próprios não são isentos na sua forma de actuar perante a sociedade.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Centro Escolar de Seia inaugurado amanhã

O Centro Escolar de Seia é inaugurado amanhã, dia 11 pelas 17h00, com capacidade para 375 alunos agrupando três escola num só espaço. Um projecto de um arquitecto local, Arqtº Miguel Krippahl, num projecto de 3 milhões de euros em que dois milhões vieram do QREN. A inaugurança vem a tempo do inicio do novo ano escolar.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A outra face da paisagem.

A troca de informação é importante e por vezes num clique temos assunto que daria "pano para mangas". Foi o caso que encontrei ao ler o site http://arcozelodaserra.wordpress.com/, a realidade que retrata a fotografia e que assola Arcozelo da Serra é comum, infeli~zmente, em outras freguesias do concelho. Temos uma paisagem que apelidamos de fantástica e sublime, que rápidamente é destruida por actos inconscientes de alguem realmente egoísta que apenas pensou em se desfazer do "lixo". Mais do que falarmos em obrigatoriedade das entidades camárias para a limpeza, é preciso apelar ao civismo e à consciência de cada um.
(fotografia retirada do site)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Celorico reabre castelo, Trancoso recupera lagares e Linhares já tem hotel quatro estrelas.

Foi inaugurado em Linhares da Beira o mais recente hotel da Fundação Inatel, um novo espaço para acolher turistas na "Capital do Parapente", com 26 quartos, 3 suites e uma mágnifica paisagem para disfrutar. Também em Celorico da Beira houve festa este fim-de-semana, a reabertura do Castelo daquela cidade depois efectuados alguns melhoramentos. Em Trancoso está em curso a recuperação de Lagares milenares para fins turísticos, a autarquia espera que estes espaços tragam mais turistas à região.

domingo, 6 de setembro de 2009

"Falar Verdade" por Joana Amaral Dias

Não é norma deste espaço trazer aqui certos temas nomeadamente do ponto de vista nacional, O Jornal Hermínio teve sempre como conceito apenas focar a região, mas hoje devido a um artigo do Diário de Notícias mais concretamente a entrevista de Joana Amaral Dias. Destaque-se o "Falar Verdade" que tanto tem recorrido o PSD e que Joana Amaral Dias contrapõe com uma afirmação que nos deve fazer repensar: " Até agora tenho visto meia dúzia de slogans a dizer "Política de verdade", que é uma coisa que me confrange porque a verdade pertence aos absolutistas. Aliás, lembra o manifesto nazi, que tinha logo nas suas primeiras linhas referências sobre os mentirosos políticos. Quando se fala de verdade em política, é algo que me arrepia e penso que não estarei sozinha nessa reprovação de mensagens críticas". Poderá pensar-se excessivo, sobretudo o contexto de Absolutismo, mas consigo compreende-la, depois de Manuela Ferreira Leite falar em suspender a democracia por seis meses, acaba por assentar que nem uma luva esta afirmação de Joana Amaral Dias, num contexto mais genérico.

Ministra da Saúde (re)inaugura hospital de Seia.

No passado dia 30 de Agosto a Ministra Ana Jorge esteve em Seia para a inauguração da nova unidade de saúde que abrange os concelho de Seia, Gouveia e Fornos de Algodores. As obras foram no âmbito de melhoramento e amplicação do Hospital Nossa Senhora de Assunção com um custo de 7,5 milhões de euros. Esta nova unidade de saúde agregado ao hospital já existente, contem Serviço de Urgência Básico, Cuidados Continuados, Medicina Física e Reabilitação. O hospital passará a funcionar em dois blocos para um total de 50 mil habitantes.