quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conselho Municipal da Juventude de Gouveia

Foi aprovado em executivo camário no passado mês de junho a criação do Conselho Municipal da Juventude de Gouveia, tendo sido publicado em Diário da República a 6 de Julho de 2009. A pouco tempo das eleições procura-se a todo o custo os votos daqueles que poderão marcar a diferença nas próximas eleições. Os jovens são efectivamente o lado mais sensível de uma sociedade tensa e em busca de soluções. Não fosse agora criado este "Conselho", a pouco tempo das eleições, o conceito até nem é despropositado, mas no meio deste oásis político há sempre qualquer coisa que não funciona. Ora portante, este "Conselho" visa " ...que seja alcançado um melhor conhecimento das aspirações dos jovens..." com isto ".. a Autarquia fique habilitada a responder, de forma mais eficiente, ao que a juventude pretende ver concretizado na política municipal e, subsidiariamente, contribuir para a criação de condições para uma correcta política de juventude, em termos globais." Até aqui tudo muito bem, atendendo que hoje mais que nunca os jovens têm que se afirmar na comunidade em que se inserem e fazerem parte das decisões importantes para o futuro. Por outro lado é importante que jovens e Poder Local unão esforços conjuntos, sobretudo quando se quer pôr em prática um desenvolvimento sustentável, que tantas vezes sem conta enalteci como única forma de encontrar uma saída para Gouveia.
Até aqui tudo vai bem mas quando olho para a "composição do Conselho Municipal de Juventude de Gouveia" esbarro na "a) Presidente da Câmara Municipal,preside:"
Não consigo entender Drº Álvaro Amaro, então cria-se um " Conselho" visando os jovens para que tenham uma voz activa e participativa nas políticas que por si são deliniadas e logo o Drº é Presidente desse "Conselho". Entendo que o Poder Local tenha que ser mediador neste novo gabinete político,mas presidir!? Então qual é a autonomia dos jovens neste "Conselho"? Conseguirão eles levar com as suas ideias para a frente, opinar, discutir, quando o Presidente do "Conselho" é o mesmo da Câmara Municipal????? Estranha forma democrática Drº Álvaro Amaro, ou será isto um novo gabinete para a JSD/Gouveia?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Os Últimos Moínhos" em Figueiró da Serra.

O documentário de Luís Silva fará exibição no próximo dia 12 de Setembro no Centro Paroquial de Figueiró da Serra pelas 18h, iniciativa incluída nas "festas populares" da vila. O documentário tem tido uma aceitação positiva, por parte da crítica. Está já confirmada a exibição do documentário no Festival Internacional Documental de Idanha-a-Nova.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Homenagem a "O Albertino" em Folgosinho


Ontem, 23 de Agosto Albertino Moreira foi "homenageado" por amigos e conterâneos que num convívio com cerca de 300 pessoas quiseram elevar toda a epopeia deste serrano que tem divulgado de forma sublime a gastronomia da região. Conhecido de norte a sul, o restaurante "O Albertino" é um exemplo de empreendedorismo, conseguiu ao longo destas decadas encontrar o seu espaço, com humildade, seriedade e imaginação. A iniciativa culminou com um almoço na "Quinta do Albertino", que contou com a presença de personalidades da região e do concelho, havendo lugar à entrega de "presentes". Destaque para as presenças de Drª Maria do Carmo Borges (Governadora Civil da Guarda), nascida em Folgosinho e colega de "carteira" de Albertino na escola, teve nas suas palavras o melhor discurso da tarde. Destaque para as presenças de Drº Álvaro Amaro e Carlos Peixoto, dois rostos da política do concelho. A ementa foi " à Albertino" e o sabor... o de sempre.