quarta-feira, 29 de julho de 2009

Câmara da Covilhã assina acordo com a Siemens

A Câmara Municipal da Covilhã assinou protocolo com a multinacioal alemã Siemens visando a instalação no concelho de uma infraestrutura da marca na área da investigação médica. Assinou de igual modo um protocolo com a Teleperformance, uma empresa da área das telecomunicações e tal como a Siemens Medical Solutions, irão se estabeler no Parque Tecnológico daquela cidade. Espera-se aproximadamente mais 450 postos de trabalho com a instalação destas duas empresas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Fim da Linha?

Os dados estão lançados, depois do que se viu na Pr. São Pedro, o candidato Social-Democrata não trouxe mais do mesmo. O discurso foi igual a tanto outros, igual a si próprio é certo, na tentativa de inflamar os presentes. Todas as réstias de percurso servem para mostrar o trabalho feito, oito anos de trajecto sinuoso, pouco contundente, apelidado de festivo, ficará para a história um presidente sempre em festa. Continua a tentar a todo custo mostrar a "obra feita", sobretudo nos dois últimos anos, com maior incidência no último ano, a Praça de São Pedro, o Monte Calvário, as estátuas, os chafarizes e as rotundas. As medidas de empreendedorismo e dos medicamentos, tardios e muito eleitoralistas, em cima do joelho, muito pouco esclarecedor. Ficou por fazer uma verdadeira estratégia para o concelho, uma linha condutora. Este querer de inaugurações e placas de político do "Velho do Restelo" não ajuda à reputação de alguém omnipresente no comando do barco que ficou em momentos à deriva, apanhando ventos de bonança às quintas-feiras. Nem tudo foi mau, mas soube a pouco de alguém que vinha com currículo e com experiência em cargos políticos nacionais. Lembro-me do programa Gouvihabit, talvez uma das melhores iniciativas deste executivo, mas faltou criar postos de trabalho, dinamismo no comércio, revitalizar e organizar o turismo, sobretudo unir as classes e os sectores para criar uma rede de trabalho conjunto para o desenvolvimento da cidade. Fica na retina a Praça Alípio de Melo, já aqui coloquei a obra em causa, afinal qual a sua funcionalidade? Não consigo considerar uma obra de Urbanismo, será mais um retoque de maquilhagem com demasiada impermeabilização e de pouca sustentabilidade. Obra, foi o Posto de Turismo, essa sim digna de uma necessidade às "portas" do centro histórico. Perante isto,certo que teremos "Festa" e inaugurações, tudo à mistura e ninguém levará a mal, é já um hábito por estas andanças. Será o fim da linha? Depende da competência da concorrência.

Uma década a gerir e a proteger a floresta (URZE)

A Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela comemora 10 anos de existência no próximo dia 6 de Agosto. Dez anos a gerir e a proteger as florestas da encosta da Serra da Estrela, englobando Gouveia, Seia e Manteigas. Tem sido um trabalho de salutar com dificuldades, tudo num sentido , proteger as florestas, os solos e a prevenção dos incêndios florestais. Programa de comemoração deste dez anos de existência contará com a presença de Maria Carmo Borges ( Governadora Civil da Guarda), os presidentes das câmaras de Gouveia, Seia e Manteigas, Álvaro Amaro, Eduardo Brito e José Manuel Biscaia respectivamente e ainda o Secretário de Estado das Floresta e personalidades do PNSE e do AFN. As comemorações terminarão com almoço no Viveiro Florestal de Folgosinho.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gouveenses nas listas para as legislativas 2009

Segundo um jornal da região, dois gouveenses figuram nas listas às eleições legislativas de 27 de Setembro, em posição elegível, pelo círculo da Guarda à Assembleia da República. Ruben Figueiredo, actual deputado da Assembleia Municipal de Gouveia e presidente da JS/Gouveia, segue logo atrás de José Albano. Quanto ao PSD é Carlos Peixoto, actual presidente da empresa municipal DLCG, que segue em nº2 da lista, numa posição favorável. No que respeita ao Partido Socialista a lista parece longe de consenso, muitos nomes importantes da história do Partido no distrito da Guarda ficaram de fora, nomeadamente Santinho Pacheco. A renovação não é entendida por todos...lá se vai o "tacho"!